Congonhas

Deputado Glaycon Franco segue atuando a favor da saúde do Alto Paraopeba e entrega ambulância para Congonhas

23/10/2019

O deputado estadual Glaycon Franco fez na última sexta-feira, dia 18 de outubro, a entrega de uma ambulância à cidade de Congonhas, que passa a contar com oito veículos, sendo sete unidades simples e uma UTI Móvel. Em setembro, outra emenda parlamentar do deputado, representante do Alto Paraopeba na Assembleia Legislativa do Estado, havia destinado cerca de R$ 100 mil ao município para aquisição de medicamentos.

A solenidade de entrega da ambulância ocorreu no pátio do Complexo de Saúde, no bairro Praia, e contou também com a presença do prefeito José de Freitas Cordeiro, o Zelinho; o secretário de Saúde de Congonhas, Luiz Fernando Catizane; a secretária-adjunta, Célia Maria Coelho; o assessor especial de Políticas Antidrogas, Dalton Barboza, e os vereadores Vagner Souza (Koelhinho) e Lucas Bob.

Em seu discurso Glaycon lembrou que ingressou na carreira política pelo trabalho que desenvolveu como médico, portanto conhece de perto as necessidades da saúde:  “Sempre foi um compromisso nosso levar recursos para a saúde da nossa região. E fico muito feliz por termos em Congonhas um prefeito com a envergadura do Zelinho, trazendo leitos de CTI (que serão instalados no Hospital Bom Jesus) para a nossa região. A cidade de Congonhas tem dado exemplo para o Alto Paraopeba e para o Brasil, por ter este olhar especial para esta área do serviço público. O atendimento da saúde, da educação, da assistência social é feito de forma regionalizada, daí a importância desta harmonia dos prefeitos, por meio de associações e consórcios. Os vereadores também são comprometidos com a boa prestação destes serviços”.

Durante a solenidade o deputado Glaycon Franco informou que vai convidar o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva, para participar de reuniões do Consórcio Público para Desenvolvimento do Alto Paraopeba (CODAP) e da Associação da Microrregião do Alto Paraopeba (AMALPA).

O prefeito Zelinho lembrou toda a atuação de Glaycon em favor da região e reivindicou ao parlamentar a indicação de outra emenda para 2020. “Estamos fazendo um grande investimento no Hospital Bom Jesus, já que esta é uma instituição filantrópica e vamos precisar de recursos para adquirir equipamentos. Hospital nunca é de uma cidade só, ele tem caráter regional. A partir de 2020, Congonhas se tornará sede de Microrregião de Saúde, exatamente por causa de tantos avanços”, informou.

O secretário de saúde Luiz Fernando Catizane também reconheceu a atuação do deputado em favor da região.  “Agradecemos ao deputado Glaycon, que é muito presente, engajado e comprometido com a área da saúde. Apoios como o dele nos ajudam a manter uma sintonia com as demais cidades da região, para, cada vez mais, melhorar a prestação de serviços imprescindíveis e de qualidade à população. Esta é mais uma ambulância que chega pelas mãos do deputado. Recentemente, outra emenda dele encaminhou medicamentos para o município. Este apoio é de suma importância, dado o cenário de dificuldades dos municípios e em decorrência da situação financeira difícil do Estado”, contextualizou.

Glaycon Franco aproveitou a ida a cidade de Congonhas para visitar a UPA da cidade que fica na Praça Olímpica, no bairro Praia e as obras de ampliação do Hospital Bom Jesus – local onde serão instalados 10 leitos de CTI.

Outras

Em agosto um micro-ônibus foi entregue para atender aos moradores de Jeceaba, que precisam de transporte para tratamento médico. A ambulância foi entregue pelo deputado Glaycon Franco ao Consórcio Intermunicipal de Saúde Alto das Vertentes (CISALV) e repassada àquele município.

Em maio o deputado estadual Glaycon Franco fez a entrega de uma ambulância para a cidade de Capela Nova.

No ano passado as cidades de Queluzito, Lafaiete e Jeceaba também receberam do Governo do Estado ambulâncias, por meio do trabalho e indicações do deputado.