Congonhas

SINE Congonhas consegue anunciar mais vagas de emprego no último trimestre de 2019 do que no mesmo período de anos anteriores

11/11/2019

O mercado de trabalho da região de Congonhas tem se mostrado mais otimista neste último trimestre de 2019. No final de outubro, o SINE Congonhas, parceria do Órgão Federal com a Prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnologia, disponibilizou bem mais vagas de emprego do que no mesmo período de anos anteriores e a expectativa é de que este aquecimento se mantenha até dezembro. A empresa da área de construção civil Progel, que atua na área da Gerdau, realizou 60 entrevistas nas dependências do SINE Congonhas para contratação de 15 ajudantes de produção. Somente nos últimos dias de outubro, a AS Construções, que possui contrato com a VALE, entrevistou outros 90 candidatos para contratação de encarregado de obras, motorista, técnico de segurança do trabalho, oficial de serviço (pedreiro, carpinteiro e armador) e ajudante de obras. E a Treviso realizou 25 entrevistas para admitir três profissionais de almoxarife e dois assistentes de Administração de Pós Vendas.

Esta oferta de vagas de emprego pelo SINE Congonhas no último trimestre de 2019 é melhor do que ocorreu no mesmo período de anos anteriores. Isso se deve à expansão que ocorrer nas áreas de grandes empresas mineradoras. Geralmente, em outubro, novembro e dezembro o número de contrações cai. Algumas dessas empresas já eram parceiras do SINE e outras foram captadas pele setor de intermediação. Estas firmas agendam horário e salas do SINE e realizam entrevistas e treinamentos aqui.  Mas, apesar do  período de crise, durante todo o ano, temos conseguido disponibilizar atrair empresas locais para anunciarem suas vagas aqui, como treinar os aprovados”, afirma Edson Raimundo da Silva, diretor de Trabalho e Renda da Prefeitura de Congonhas e coordenador da unidade local do SINE.

Ana Paola Siqueira Paixão Coelho, da Vila Andreza, foi admitida durante o processo de seleção da AS Construções. Arrimo de família, ela estava desempregada há dois meses e se agarrou a esta oportunidade. "Este é o quarto emprego que consigo por meio do SINE Congonhas. Como precisava muito, entrei várias vezes no site da Prefeitura até encontrar a oportunidade que esperava. Considero o atendimento da equipe de lá do SINE nota 10! Eu já sou bem conhecida lá, porque sempre recorro a este serviço, que me ajudou até depois que fui selecionada. Precisei atualizar minha Carteira de Trabalho e Previdência Social e ela me foi entregue no dia da contratação", avalia a A técnica de Segurança do Trabalho, que aconselha a quem busca um lugar no mercado de trabalho manter uma boa rede de contatos, ser muito comprometido com a função que exerce e atento às oportunidades.

Magno César Viana Silva, do Dom Oscar, já trabalhou em grandes empresas e estava sem trabalho com carteira assinada há 1 ano. Ele foi um dos concorrentes a uma destas vagas oferecidas via SINE neste final de ano. “Sempre venho ao SINE para conferir se há oferta de trabalho. A primeira firma onde trabalhei consegui aqui. Acho o trabalho da equipe do SINE tem evoluído e nos ajudado a nos recolocar no mercado. E este aquecimento proporcionado pelas grandes empresas nos anima novamente”, comentou.

O SINE Congonhas funciona à avenida JK, nº 1.454, no Centro, de segunda a sexta-feira, de 7h às 16h. Telefone: (31) 3731-1727.