Conselheiro Lafaiete

Prefeitura de Congonhas reforça ações para implantação do Plano Municipal de Segurança de Barragens

28/11/2019

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e da Coordenadoria da Defesa Civil Municipal, tem acompanhado de perto os resultados da vistoria da Agência Nacional de Mineração (ANM) no Complexo Casa de Pedra, da empresa CSN, em razão de um tremor de terra de magnitude 3.2 na Escala Richter que atingiu a região na noite da última segunda-feira, 25 de Novembro.

A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Congonhas requisitou uma revisão das empresas em todos os procedimentos de segurança nas barragens cadastradas no Plano Municipal de Segurança de Barragens (PMSB).

O objetivo do plano é preparar o Município para qualquer situação de emergência e oferecer a máxima segurança para as pessoas que estejam localizadas nas zonas de impacto, com a proposta de agir antecipadamente, utilizando os métodos e tecnologias mais modernas para o enfrentamento de qualquer evento.

A Defesa Civil Estadual que também acompanha as movimentações, também emitiu nota informando sobre a estabilidade das estruturas afastando qualquer risco de rompimento.

Também está prevista uma reunião nos próximos dias de representantes do Ministério Público do Estado de Minas Gerais e da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Congonhas, para definir a melhor forma de implementar as ações propostas no Plano Municipal de Segurança de Barragens.