Conselheiro Lafaiete

Pesquisadora formada na FASAR tem trabalho com destaque mundial

04/12/2019

Recém-formada em Engenharia Civil pela Faculdade Santa Rita – FASAR, a pesquisadora Ana Lara da Cruz desenvolveu um trabalho de conclusão do curso (TCC) intitulado “Reaproveitamento do lodo da Estação de Tratamento de Água de Barbacena-MG – ETA II – para fabricação de blocos cerâmicos”. Com este projeto ela se tornou uma das finalistas no concurso de empreendedorismo internacional “Youth Citizen Entrepreneurship Competition 2019”, que foi realizado nos dias 19 e 20 de outubro em Berlim, na Alemanha. O projeto foi inscrito na categoria de Melhores Projetos de 2019, passou por votação pública até ser destacado entre os 10 finalistas. “Fiquei muito feliz por ter sido classificada e por ter tido um reconhecimento! A preocupação com o meio ambiente deve ser algo que nós todos devemos preocupar”, festejou a engenheira.

Para a execução do TCC, Ana Lara visitou a Estação de Tratamento de Água de Barbacena e pode conhecer todo o processo que a equipe realiza desde a captação da água até a finalização do processo, deixando-a própria para o consumo. No local a pesquisadora percebeu que parte do material, que hoje é descartado, poderia ter destino diferente. “Enquanto estudante do curso de Engenharia fui estagiária no SAS - Serviço de Água e Saneamento, onde tive oportunidade de conhecer o funcionamento da Estação de Tratamento de Água juntamente com o aprendizado obtido na FASAR. Visto que o lodo é descartado no meio ambiente, pesquisei sobre o resíduo e conheci algumas possibilidades do uso na construção civil, dentre elas a utilização em materiais cerâmicos. Logo, me aprofundei e realizei meu trabalho obtendo resultados positivos desta utilização e, com mais estudos, poderemos melhorar os resultados de sua aplicabilidade”, finalizou a pesquisadora.

 

Atualmente o termo sustentabilidade faz parte dos caminhos trilhados por estudiosos de várias partes do mundo. A preocupação com a preservação do meio ambiente fez com que a pesquisadora Ana Lara da Cruz buscasse mecanismos para aplicar, na prática, o que aprendeu em recentes trabalhos acadêmicos. “Ter vivido essa experiência foi sensacional, tanto no aspecto profissional abrindo novos horizontes, quanto no pessoal por perceber a capacidade nós temos quando queremos alcançar nossos objetivos. Agradeço de coração a todas as pessoas que me ajudaram e à FASAR pelo apoio, caso contrário essa viagem não teria sido possível. Gostaria também de deixar um recado a todos os estudantes e a todos que tem um sonho e um propósito: Não desistam, lutem com todas as suas forças e as “armas” que tiverem. Nunca passem por cima de ninguém para conquistarem o melhor, mas sim, lute com dignidade e amor”, conclui Ana Lara.

Texto: Suzan Vieira