Barbacena

Bombeiros salvam criança de três anos que se afogou em piscina

08/01/2020

Na tarde dessa terça-feira (07/01), Bombeiros de Barbacena foram acionados através do telefone 193 por uma mãe desesperada que informou ao telefonista cabo Rogério Reis que sua filha, uma menina de 03 anos, estava em seu colo e que havia sido retirada da piscina da casa onde a mesma havia se afogado e que ela estava inconsciente e com os lábios roxos.

Imediatamente o Cabo Reis (FOTO) repassou a mãe, embora desesperada, orientações de como proceder, dizendo a mesma para ouvir as orientações e repassá-las a um familiar que estava presente para colocar a criança no solo e efetuar pequenas massagens compressivas no peito da mesma e observar se ela voltava respiração normal e se também ela expelisse água de seu peito.

Embora apavorada e apesar de estar grávida, a mãe seguiu todas as orientações repassadas pelo militar, juntamente com seus familiares que estavam em casa, procedendo rigidamente,  aquilo que  era orientado.

Nesse intervalo o militar conseguiu também obter o endereço e a localização exata da residência,  sendo acionado a equipe da ambulância comandada pelo sargento Celso, tendo ainda o cabo Alex e o cabo Neves como componentes da guarnição que em menos de três minutos chegaram ao bairro Novo Horizonte e avistaram a criança  na garagem da residência sendo amparada no colo  de seus familiares.

A eficiência da ação tanto do telefonista , quanto dos familiares que seguiram as orientações repassadas pelo Bombeiro, bem como a rapidez da equipe de resgate que chegou ao local  propiciou que a  criança fosse recepcionada pelos Bombeiros e,  embora apresentava os lábios ainda arroxeados devido ao tempo em que se afogou na piscina de fibra de sua casa que possui  cerca de 1,40 m profundidade,  voltou a respirar e precisava urgentemente de socorro médico.

A guarnição resgatou a criança de 3 anos na ambulância,  ministrando suporte básico de vida com oxigenoterapia e manobras para que a mesma expelisse a água, vindo também  a ter vômitos.

Do bairro Novo Horizonte em Barbacena até a Santa Casa de Misericórdia  foram cerca de 2 minutos de transporte na ambulância dos bombeiros onde a mesma deu entrada no Setor Pediátrico  sendo recebida pela equipe médica de plantão ficando sobre os cuidados da mesma.

Segundo a Administração do  Hospital , a criança,  por ter sofrido uma parada respiratória,  ficará em observação até a próxima quinta-feira.

A criança, de 03 anos segue em observação no Setor de Pediatria da Santa Casa de Misericórdia.

A mãe, Jéssica Coimbra, de 26 anos, moradora do Bairro Novo Horizonte, agradeceu bastante aos Bombeiros durante a visita que a equipe  fez ontem a sua filha. Muito emocionada, ela disse que foi tudo muito rápido e que a menina estava na piscina sendo vigiada por ela e que ela havia pedido para sair, foi quando a mãe secou o corpo da menina e entrou na casa para pegar a roupa e vesti-la. Quando regressou ao quintal, deparou com a menina se afogando  no interior  da piscina, vindo a acionar o Corpo de Bombeiros.