Conselheiro Lafaiete

Conselheiro Lafaiete em estado de atenção para possibilidade de chuvas intensas e altos acumulados de precipitação

22/01/2020

O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres – CENAD, após orientação conjunta do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET, Centro Nacional De Monitoramento e Alerta de Desastre Naturais – CEMADEN e o Serviço Geológico Brasileiro – CPRM, informa para possibilidade de chuvas intensas e altos acumulados de precipitação para áreas do Sudeste e Centro-Oeste do país para os próximos dias.

Em vista desse cenário, são esperados riscos geohidrológicos de intensidade alta que podem colocar em risco a proteção das pessoas e trazer prejuízos ao município. Os principais riscos associados são dos tipos geológicos e hidrológicos, destacando-se, inundações, enxurradas, alagamentos, deslizamentos e corridas de solo em algumas áreas no qual o município está inserido. 

As condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de chuvas intensas (de 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia), acompanhadas de descargas atmosféricas e rajadas de ventos ocasionais (acima de 60 km/h). 

 Cidadão em áreas de risco 

Se você reside em áreas de risco ou áreas que já tenham registrado desastres anteriormente, procure conhecer junto à defesa civil de seu município o plano de contingência para a região, principalmente, rotas de fuga e pontos seguros para utilização em um momento prévio ao desastre;

Fique atento aos alertas emitidos pelas defesas civis estaduais e municipais através mensagens SMS e TV por assinatura. Se ainda não é cadastrado, envie mensagem para o número 40199 com o CEP de seu interesse. Os alertas pela TV não precisam de cadastro;

Para saber como proceder em um momento prévio, durante e pós desastre CLIQUE AQUI;

Em caso de emergência, ligue 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).