Congonhas

Prefeitura de Congonhas trabalha para minimizar efeitos das chuvas

24/01/2020

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, está executando serviços de limpeza e de remoção de terra, arrastada pelas chuvas intensas em Congonhas. Enquanto isso, a Defesa Civil Municipal realiza vistorias e encaminha a outros órgãos competentes medidas a serem tomadas. O volume do rio Maranhão no início desta tarde de sexta-feira, 24 de janeiro, foi de 4 metros no Centro da cidade.

Na rua Noemi Ferreira Lobo, no bairro Basílica, houve um desmoronamento de terra. Pela manhã, a equipe retirou os entulhos da via.

A Prefeitura também já retirou duas árvores que haviam caído, uma na estrada de acesso ao Parque da Cachoeira, e outra na Rua Altary de Souza Ferreira, no Boa Vista. Esta chegou a cortar a fiação elétrica.

O córrego que passa sob o viaduto da linha férrea entre as ruas Pio André e Pedro Cordeiro de Freitas, no Jardim Profeta, transbordou, entrou em algumas casas e, como o nível da água segue subindo, ameaça outras. A Defesa Civil registrou dados de moradores para o caso de necessitar enviá-los para abrigos e outras providências. A MRS coordena a passagem de pedestres por sobre a linha férrea.

O córrego Macaquinhos transbordou e fechou a ligação dos dois lados do Jardim Profeta sob o viaduto da BR 040.

Também no Jardim Profeta, um barranco cedeu sobre a residência da rua Nova Vista, nº 133. A moradora está na casa da família, que também é ameaçada pela sequência do barranco. A Defesa Civil realizará nova vistoria esta tarde para tomar as providências cabíveis.

No Joaquim Murtinho, parte de um barranco também cedeu, atingindo casa e veículos.

A encosta do rio Goiabeiras que delimita o estacionamento do Terminal Rodoviário foi interditado inicialmente pela Guarda Municipal e, em seguida, também pela Defesa Civil, porque ameaça ceder.

A Defesa Civil segue realizando vistorias em outros pontos da cidade esta tarde, sendo uma delas no bairro Alvorada, e monitorando o volume dos rios. Até o momento, nenhum deles transbordou na área central da cidade, mas sim na região da Vila Marques.

 

Desde essa quinta-feira, a avenida Alessandro Ferreira da Silva, de acesso do Terminal Rodoviário ao Santa Mônica, está completamente interditada por medida de precaução, até que haja estiagem, já que a via se encontra em obras. Para chegar àquele bairro, a Diretoria de Trânsito da Prefeitura sugere que veículos leves passem pelo Zé Arigó. Já veículos leves,caminhões e ônibus, pelo Bairro Vila Andreza.

Moradores de encostas, ruas íngremes e população ribeirinha devem redobrar a atenção e procurar local seguro, caso necessário. A Defesa civil está atenta aos fenômenos meteorológicos e alerta para atender solicitações de atendimento. Em caso de necessidade, ligue 3731-4133 ou 199 durante o horário comercial e 9.9898-6914 a qualquer dia ou hora.

A previsão é de volume de chuva, segundo a Agência Climatempo, foi mantida em 85 mm para esta sexta, mas foi elevada de 30 mm para 60 mm para o sábado.