Barbacena

9º BPM recebe equipe do TCE/MG para conhecer projeto de enfrentamento à violência doméstica

05/03/2020

Na manhã dessa última terça-feira, 03 de março, o Comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, Ten Cel Sávio Geraldo Corsino Pires, recebeu uma equipe do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais para conhecer melhor o trabalho desenvolvido pela Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD).

As auditoras de controle externo, Andressa Santos Seixas, Janaína de Andrade Evangelista e Lia Amanda Silva Menezes, realizaram a auditoria operacional com o objetivo de avaliar a efetividade das ações de enfrentamento da violência doméstica contra a mulher no Estado de Minas Gerais. Foram discutidos alinhamento das ações adotadas, protocolos de atendimento dispensados às vítimas de violência doméstica, índices de violência doméstica contra a mulher, produtividade, equipamentos e viaturas utilizados na atividade, capacitação dos policiais militares que atuam na atividade e necessidades de ampliação do serviço de prevenção na área de responsabilidade do 9º BPM considerando que são 19 municípios.

 

As auditoras explicaram que a reunião visa uma provável expansão dos serviços por ser um dos objetos de atenção governamental. Elas ressaltaram ainda que Barbacena foi a primeira cidade visitada justamente pelo trabalho desenvolvido no 9º BPM ser referência no combate à violência doméstica. Após a reunião, a equipe conheceu a sala da PPVD podendo ter contato com a organização do serviço, os índices de violência doméstica contra a mulher, como se dá o início dos casos através do sistema REDS, documentos do protocolo e volume de produtividade.

Além do Comandante do 9º BPM e das auditoras do TCE, também participaram da reunião o Sub Comandante do 9º BPM, Maj Wanderson Diniz, o Comandante da 60ª Cia PM, Cap Saulo Henrique de Paula, o Chefe da Seção de Emprego Operacional da 13ª Região da Polícia Militar, Cap Flavio Tafuri e a equipe do serviço de prevenção à violência doméstica do 9º BPM composta pelos policiais militares 1º Sgt Wagner José Ferreira, Cb Fabiana Souza e Sd Wesjhane Moreira.