Barbacena

Incêndio atinge prédio, deixa pessoas feridas e causa a morte de uma criança. O autor do incêndio foi preso

15/03/2020

Na madrugada desse domingo, por volta das 05h40, equipes de Bombeiros de Barbacena foram acionadas a comparecer a uma edificação situada a Rua José Felipe Saad no bairro São Geraldo em Barbacena onde um incêndio iniciou na garagem de uma edificação de três andares, contendo um total de 14 apartamentos.

O incêndio segundo informações começou em um veículo e propagou para os demais.

Quando os bombeiros chegaram ao local a cena estava mais grave do que o esperado. Havia muita fumaça escura e densa saindo da entrada da garagem e  em várias janelas do prédio muitas pessoas pedindo socorro pelas janelas devido à impossibilidade de descerem pelas escadas da edificação.

Após a rápida análise do cenário foram montadas linhas de combate a incêndio com mangueiras e, concomitantemente,  com uso de escadas prolongáveis os bombeiros foram retirando as pessoas pelas janelas laterais dos apartamentos.

 

Durante as buscas no interior da edificação foi localizado, no segundo andar na escada o corpo de uma criança de 04 anos já em óbito.

Foram retiradas 11 pessoas todas com quadro de inalação de fumaça e conduzidas pelo Samu para os hospitais do município.

10 veículos ficaram queimados e após a retirada das pessoas foi realizada a ventilação do local e realizada a busca em todos os apartamentos não sendo encontrada mais nenhuma pessoas apenas um gato com vida e muita fuligem em todos os apartamentos.

Após o trabalho de rescaldo foi realizada a inspeção da edificação pelo engenheiro da COMPDEC, sendo ela interditada preventivamente por 24 horas até nova avaliação que será realizada na segunda-feira na parte da manhã.

Foram empregados 18 bombeiros, inclusive bombeiros de folga,  que auxiliaram nos trabalhos sendo utilizadas seis viaturas do corpo de bombeiros.

Houve o apoio de cinco  ambulância do SAMU,  um caminhão-tanque do Serviço de Água e Saneamento, uma Guarnição de combate a incêndio da Epcar,  Defesa Civil, Polícia Militar e Polícia Civil.

A edificação possui 03 andares, 14 apartamentos, sendo que alguns estavam desocupados.

Foi verificado que o local não possui o devido Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) que é o documento emitido pela Corporação, certificando que a edificação possui as condições de Segurança contra incêndio e Pânico previstas na legislação.

Na oportunidade o Corpo de Bombeiros salienta a importância que as edificações de uso coletivo, comercial e residencial possuam o devido sistema de prevenção contra incêndio e pânico de acordo com a legislação Estadual. A Segunda Companhia Independente trabalha diariamente com serviço de prevenção e vistorias no município; em toda a  região no ano de 2019 foram realizadas 2140 vistorias em toda área da Unidade

Preso autor do incêndio

Foi preso no final da tarde deste domingo (15/03) um homem de 45 anos, suboficial da Aeronáutica, autor do incêndio criminoso, que vitimou uma criança e deixou várias pessoas feridas,  destruindo também 11 veículos.

O autor foi investigado em um excelente trabalho do serviço de inteligência da Polícia Militar que não mediu esforços em  encontrar o autor. O mesmo disse na delegacia que somente iria prestar depoimento na presença do seu advogado.

Segundo foi apurado, ele teria cometido o incêndio por motivos passionais ateando o fogo no carro da ex companheira.