Gerais

Corpo de Bombeiros Militar completa 30 anos de presença em Barbacena

30/11/2016

Nesse mês de novembro, a unidade do Corpo de Bombeiros Militar comemorou 30 anos de presença da corporação no município de Barbacena.

Coordenada pelo 3º Comando Operacional de Bombeiros (3º COB) e pela 2ª Companhia Independente de Bombeiros (2ª CIA Ind), a solenidade contou com a participação de militares e personalidades locais. Também marcaram presença o comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar, Coronel Aviador José Agnaldo de Moura; o chefe do Estado-Maior da 13ª RPM, Tenente Coronel Ângelo Augusto de Pádua e Silva e do chefe do 13º Departamento de Polícia Civil, Carlos Capristrano, que foram agraciados com o diploma de Colaborador Benemérito.

Os trabalhos foram presididos pelo comandante do 3º COB, Coronel Sérgio Ricardoza, onde várias homenagens foram prestadas a autoridades locais através do Diploma de “Amigo do Bombeiro”. Houve ainda a entrega da Medalha de Mérito Militar a 55 bombeiros e a ex-comandantes.

A corporação chegou a cidade no dia 20 de novembro de 1986, com a inauguração da 4ª Seção de Combate a Incêndios, subordinada ao 7º Subgrupamento de Incêndio, com sede em Juiz de Fora. Depois de receber diversas denominações sob a subordinação ao 4º Batalhão em Juiz de Fora, a Seção foi elevada à Companhia Independente de Bombeiros em 25 de agosto de 2015. Essa mudança aconteceu com o propósito de contribuir estrategicamente para a ampliação da prestação de serviços à população da região.