Ouro Preto

Orquestra Ouro Preto lança oito estações de Vivaldi e Piazzola nas plataformas digitais

Maestro Rodrigo Toffolo fala sobre o disco em live no Instagram, no dia 17 de abril, às 16h.

16/04/2020

Em mais uma ação que promete aproximar a Orquestra Ouro Preto de seu público nesse período de quarentena, será lançado no dia 17 de abril, nas principais plataformas digitais: “Oito Estações – Vivaldi & Piazzolla”. Gravado em 2013, em Araxá-MG, o disco é o segundo trabalho registrado pela Orquestra e traz um diálogo entre dois importantes compositores da história da música: o italiano Antonio Vivaldi (1678-1741) e o argentino Astor Piazzolla (1921-1992). O disco conta com a participação de dois destaques da música erudita brasileira: o violinista Ricardo Amado e o violoncelista Hugo Pilger.

Sob a regência do Maestro Rodrigo Toffolo, “Oito Estações” é um registro inédito das quatro estações de Vivaldi e as quatro estações portenhas de Piazzolla. No passado barroco de Vivaldi, as estações do compositor italiano remetem a uma postura contemplativa do homem diante das transformações ocorridas na natureza. Já na música de Piazzolla, a passagem dos quatro ciclos temporais condiciona mudanças na própria experiência humana, interferindo no temperamento, nos modos de agir e pensar do homem contemporâneo e de seu cotidiano.

O maestro ressalta a importância de manter contato com o público mesmo fora dos palcos nesse período de quarentena. “Construímos uma ponte, que antes parecia invisível, ligando a música de concerto ao coração de muita gente. E manter essa relação, é uma responsabilidade grande. Por isso, não há escolhas: vamos em frente. Extrapolando o convencional, descobrindo novos caminhos e esperando sempre instigar a curiosidade de ‘novatos’ ao mundo erudito, com excelência e versatilidade”, conclui Rodrigo Toffolo.

No ano em que comemora 20 anos de atuação, a Orquestra disponibiliza nas mídias digitais todos os discos gravados, retrospectivas e ações feitas “Muito Além da Música”, como o Núcleo de Apoio a Bandas, o Prêmio Orquestra Ouro Preto, o livro Amiga Música, intercâmbios e parcerias.

Acompanhe as redes sociais e confira a programação das próximas lives da Orquestra nessa quarentena:

- Dia 17 de abril, sexta-feira, às 16h

Live e lançamento do disco “Oito Estações” nas plataformas digitais.

- Dia 24 de abril, sexta-feira, às 16h

Live sobre o livro Amiga Música escrito pelo Maestro Rodrigo Toffolo com ilustração do Ziraldo.

- Dia 1º de maio, sexta-feira, às 16h

Live sobre o disco Quem Perguntou Por Mim

UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA DA ORQUESTRA

Uma das mais prestigiadas formações orquestrais do país, a Orquestra Ouro Preto completa 20 anos de atividades ininterruptas em 2020 e se reafirma como uma orquestra de vanguarda. Sob a regência e direção artística do Maestro Rodrigo Toffolo, o grupo se dedica à formação de diferentes públicos, com uma extensa programação nas principais salas de concerto e espaços diversos no Brasil e no mundo.

Sob os signos da excelência e versatilidade atua também em projetos sociais e educacionais que vão muito além da música, como o Núcleo de Apoio a Bandas e a Academia Orquestra Ouro Preto. Premiado nacionalmente, o grupo comemora 20 anos de uma trajetória com onze trabalhos registrados em CD, sete DVDs. Foi vencedora do Prêmio da Música Brasileira em 2015, na categoria “Melhor Álbum de MPB”, e indicada ao Grammy Latino 2007, como “Melhor Disco Instrumental”, por Latinidade. Os discos “Latinidade - Música para as Américas”, “Antônio Vivaldi – Concerto para Cordas” e “The Little Prince”, versão em inglês do tributo prestado pela Orquestra à literatura de Saint-Exuperry, tem distribuição mundial pela gravadora Naxos, a mais importante do mundo dedicada à música de concerto.