Cultura

Projeto Biblioteca Ambiental Itinerante de Congonhas encerra as atividades deste ano

02/12/2016

Alunos da Escola Municipal “Maria José de Andrade”, do bairro Jardim Profeta em Congonhas, apresentaram trabalhos artísticos no encerramento do Projeto Biblioteca Ambiental Itinerante “Ler Doce Ler”, na última quarta-feira, 30 de novembro. O projeto, voltado para os alunos da Educação Infantil, de 3 a 5 anos, é fruto de uma parceria entre a FERROUS e a Secretaria Municipal de Educação.

“Eu acho o projeto muito interessante. Além de fazer as crianças terem os primeiros contatos com os livros e assim desenvolver futuros leitores, oferece a oportunidades de elas terem contato com tema do Meio Ambiente aprendendo coisas novas”, avaliou a professora Lidiane Cristina de Faria Soares.

Mais de 800 alunos das escolas municipais Odorico Martinho da Silva (Pires), Pingo de Gente (Dom Oscar), Oscar Weinschenck (Matriz), Rosália Andrade da Glória (Alvorada) e Maria José de Andrade (Jardim Profeta) tiveram à disposição 40 livros com histórias relacionadas a preservação do Meio Ambiente. A partir da leitura dessas obras, as crianças produziram trabalhos artísticos.

 

“Além de incentivar a leitura, o objetivo deste trabalho é que, desde bem pequenas, as crianças tenham propostas pontuais sobre as questões ambientais”, explica Andréa Cristina, coordenadora de Educação Ambiental da rede municipal de ensino.

A parceria entre a FERROUS e a Secretaria Municipal de Educação que resultou no projeto Biblioteca Ambiental Itinerante “Ler Doce Ler” será mantida no próximo ano. Além das cinco escolas que receberam a Biblioteca este ano, outras cinco farão parte do projeto.