Conselheiro Lafaiete

Circuito Villas e Fazendas conquista a Certificação e Municípios são inseridos na Política de Regionalização do Estado de Minas Gerais

01/07/2020

Com base na Nota técnica nº 105/SECULT/DRDP/2020, emitida pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, o Circuito Villas e Fazendas foi oficialmente reconhecido como Instância de Governança Regional, exercendo seu papel de executora, interlocutora e articuladora da descentralização e da regionalização do turismo em Minas Gerais.

Na mesma nota técnica, os municípios pertencentes ao Circuito Villas e Fazendas, que por sua vez atenderam os critérios estabelecidos na legislação vigente, foram oficialmente inseridos na Política de Regionalização do Turismo. São eles: Caranaíba, Casa Grande, Catas Altas da Noruega, Conselheiro Lafaiete, Cristiano Otoni, Itaverava, Lamim, Queluzito, Rio Espera, Santana dos Montes e Senhora de Oliveira, garantindo o fortalecimento e desenvolvimento do Turismo.

O que é um Circuito Turístico?

Os Circuitos Turísticos são a instância de governança regional integrados por municípios de uma mesma região com afinidades culturais, sociais e econômicas, que se unem para organizar, desenvolver e consolidar a atividade turística local e regional de forma sustentável, regionalizada e descentralizada, com a participação da sociedade civil e do setor privado. Os Circuitos Turísticos obtiveram seu reconhecimento com a publicação do Decreto Estadual n°43.321/2003 e pela Lei nº 22.765/2017, que instituí a Política Estadual de Turismo.

A Política Pública de Regionalização do Turismo de Minas Gerais, em desenvolvimento pelo Governo do Estado de Minas Gerais desde o ano de 2001, é referência para os demais estados brasileiros no que tange a gestão da atividade turística, seguindo as diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo, estabelecido pelo Ministério do Turismo para as regiões turísticas.

O trabalho destas entidades se dá por meio da integração contínua dos municípios, gestores públicos, iniciativa privada e sociedade civil, consolidando uma identidade regional e protagonizando o desenvolvimento por meio de alianças e parcerias.

O Circuito Villas e Fazendas parabeniza seus municípios pelo empenho e dedicação!