Conselheiro Lafaiete

Conselheiro Lafaiete avança para onda amarela. Novas regras do Plano Minas Consciente entram em vigor em agosto

30/07/2020

As novas regras para o plano Minas Consciente que orienta a retomada segura e responsável da economia nos municípios foram lançadas pelo governador Romeu Zema nesta quarta-feira, 29/07. De acordo com informações do Governo do Estado o novo protocolo é resultado de uma consulta pública que teve como principal objetivo adequar as regras ao momento de platô da pandemia no estado, que indica estabilidade no número de novos casos e óbitos. Para definir as mudanças, também foi considerado o aumento do número de leitos de UTI na rede pública de Saúde nos últimos três meses.

A principal mudança foi na divisão dos estabelecimentos e atividades econômicas em ondas que antes eram quatro (verde, branca, amarela e vermelha) e foram reduzidas para três e invertidas as cores que as definem, passando para vermelha, amarela e verde. 

As novas ondas do plano serão divididas da seguinte forma: Onda 1 - Vermelha – Serviços essenciais; Onda 2 – Amarela – Serviços não essenciais e Onda 3 – Verde – Serviços não essenciais com alto risco de contágio. Outras atividades não previstas nestas ondas terão regras específicas. Além desta alteração na divisão das ondas, o novo plano prevê um protocolo único de higiene e distanciamento, a ser cumprido por todas as empresas. 

Para posicionamento no novo plano serão considerados os seguintes indicadores: taxa de Incidência COVID-19; taxa de Ocupação de leitos UTI Adulto; taxa de Ocupação por COVID-19; leitos por 100 mil habitantes; positividade atual RT-PCR; percentual de aumento da incidência e percentual de aumento da positividade dos exames PCR.

O Prefeito de Lafaiete, Mário Marcus, anteriormente já havia solicitado por meio de videoconferência com a macrorregião de saúde alterações que contemplassem a situação de cada microrregião ou município, principalmente porque Lafaiete já havia reforçado sua rede de assistência à saúde e tinha baixo índice de ocupação de leitos. Já neste mês de julho, por ocasião da consulta pública criada pelo Governo do Estado e por meio de ofício à macrorregião de saúde o município reforçou suas solicitações de mudança, que foram atendidas na íntegra no novo plano.

Desta forma, a situação atual é que Lafaiete progrediu para a onda amarela (plano atual) e continuará seguindo os protocolos e a partir do próximo dia 6 de agosto, quando entra em vigor a nova definição das ondas no Minas Consciente, fará outra avaliação da situação e espera  continuar avançando de acordo com o novo plano.

O Prefeito Mário Marcus reforça que, mesmo com a situação atual, de baixo índice de ocupação de leitos, o momento ainda não é de relaxamento, sendo de fundamental importância que empresários e população sigam rigorosamente as medidas sanitárias de higienização e distanciamento social com o objetivo de manter a doença sob controle e preservar a saúde e a vida das pessoas.