Conselheiro Lafaiete

Professores dos cursos de Farmácia e Engenharia Civil da FASAR participam de congressos

Uma das pesquisas apontou que um medicamento genérico comercializado em Lafaiete não cumpriu com os padrões determinados pela Farmacopeia Brasileira.

29/09/2020

A Faculdade Santa Rita – FASAR incentiva a pesquisa, o desenvolvimento de trabalhos científicos e a participação em eventos acadêmicos. E, mais uma vez, professores da instituição tiveram seus trabalhos aprovados para apresentação em congressos.

O primeiro trabalho foi desenvolvido por Dayane Amaro, egressa do curso de Farmácia da FASAR, com apoio das professoras Juliana Almeida e  Nívea Vieira e, também, da pesquisadora Rosana Rodrigues. O trabalho é intitulado “Avaliação da qualidade físico-química de soluções de Dipirona comercializadas em Conselheiro Lafaiete-MG” e fez parte do I Congresso de Ciências Aplicadas à Farmácia (CONCAF), que ocorreu totalmente online nos dias 15 a 18 de setembro. Além da apresentação do trabalho na forma de pôster, o resumo será publicado no Journal of Biology & Pharmacy and Agricultural Management.

O trabalho analisou três medicamentos de dipirona sódica 500mg/mL em gotas (genérico, referência e similar, adquiridos de forma aleatória em drogaria de Conselheiro Lafaiete) a fim de testar os quesitos eficácia, segurança e qualidade, respeitando as exigências determinadas pela Farmacopeia Brasileira - 5ª edição. A farmacêutica egressa da FASAR Dayane Amaro explica que o teor de dipirona na solução em gotas do medicamento genérico testado estava abaixo da variação estipulada. “É extremamente necessário que haja mais rigor na fiscalização dos medicamentos disponibilizados aos consumidores para a garantia da eficácia terapêutica”. O laboratório do medicamento genérico em questão não foi divulgado por questões de confidencialidade da pesquisa.

As professoras Juliana Almeida e Nívea Vieira relatam a experiência de mais uma pesquisa desenvolvida. “Estamos extremamente felizes com a divulgação dos trabalhos científicos produzidos na FASAR. Esperamos que venham novos desafios e novas produções para nossos alunos constantemente”.

O CONCAF é um congresso que visa o estímulo à continuidade dos estudos e atualizações de caráter técnico-científico, com o objetivo de promover a união entre as áreas Acadêmica e Industrial a partir de palestras, apresentações de trabalhos científicos nas categorias resumo ou oral. O evento contou com a participação de pesquisadores do Brasil, Uruguai, Espanha, Portugal, República da Irlanda e França.

Pesquisa desenvolvida pelo curso de Engenharia Civil da FASAR

O professor Geraldo Magela da Silva, do curso de Engenharia Civil da FASAR, também apresentou seu artigo “Corrosão em estrutura de concreto armado ocasionada pela ação de fertilizante e ambiente marítimo” na 4ª Edição do Congresso Brasileiro de Patologia das Construções (CBPAT2020). O evento também ocorreu de forma totalmente online nos dias 10 a 14  de agosto.

O artigo foi desenvolvido com a colaboração da engenheira civil Rovodávia Ribas e teve como objetivos analisar a ação da corrosão química/eletroquímica em uma estrutura de concreto armado, localizada em um ambiente marítimo e em contato direto com fertilizantes, procurando-se entender seu processo de formação e sua interação com o aço e o concreto, além de mostrar as soluções adotadas para controlar as manifestações patológicas e evitar que as estruturas da edificação atingissem seu estado limite último, a ruína.

O professor Geraldo explica que ocorreu um debate sobre a importância de se conhecer o meio no qual as estruturas são projetadas. “É fundamental analisar fatores como umidade relativa do ar, temperatura do ambiente e atmosfera marinha, bem como ter programas contínuos de inspeção/manutenção das estruturas em concreto armado para que se promova um aumento de sua vida útil”.

O evento foi realizado na forma de fórum online com debates sobre o controle da qualidade, a patologia e a recuperação de estruturas e sistemas construtivos, tanto em edificações convencionais quanto em obras de infraestrutura, com intuito de divulgar as pesquisas científicas e tecnológicas sobre estes importantes temas e áreas correlatas.

O congresso buscou a integração dos profissionais envolvidos na construção civil, engenheiros, técnicos, pesquisadores, empresários, fornecedores, investidores e estudantes, objetivando maior desenvolvimento profissional. Foram realizadas palestras nacionais e internacionais, Minicursos, Mesa redonda e Sessões científicas com a apresentação de 181 artigos com discussões técnicas.

Para acompanhar mais pesquisas desenvolvidas pelos cursos de Farmácia e Engenharia Civil da FASAR, siga as contas no Instagram: @ farmaciafasarr e @ engcivil_fasar

TEXTO/FOTOS: SUZAN VIEIRA