Gerais

“Ciência e Fé promovendo Esperança para vencer a pandemia do novo coronavírus”

Evento on-line terá participação de cientistas e religiosos para debater o assunto.

12/10/2020

Discutir os anseios da sociedade frente ao papel da Ciência e da Religião no contexto da pandemia da Covid-19 é o que será debatido por cientistas e religiosos durante a live dos 20 anos do Fórum Mundial Espírito e Ciência (FMEC), da LBV, sob o tema “Ciência e Fé promovendo Esperança para vencer a pandemia do novo coronavírus”, que ocorrerá nos próximos dias 19 e 20 de outubro, às 19h30.

O encontro realizado pela Legião da Boa Vontade desde outubro de 2000, visa promover um debate amplo e fraterno acerca dos estudos sobre o papel da religiosidade no enfrentamento do luto e dos desafios causados pela pandemia. A edição deste ano terá a participação dos seguintes palestrantes:

— Kenneth Pargament, psicólogo clínico e professor emérito de Psicologia na Universidade Estadual de Bowling Green, em Ohio, EUA e uma das maiores autoridades do mundo no estudo sobre a relação entre Religião e Saúde Mental.

— Patrick Drouot, físico e pesquisador francês, doutor pela Universidade de Columbia, em Nova York, EUA e é considerado um dos principais cientistas estudiosos de conteúdos espirituais do mundo.

— Ester Sabino, imunologista brasileira que coordenou a primeira equipe no mundo a realizar o sequenciamento do genoma do novo coronavírus, em março de 2020.

— Émerson Damásio, ministro-pregador da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo, sendo também seu diretor-administrativo no Brasil e no exterior.

— Egbon mi Conceição Reis d’Ogún, sacerdotisa das tradições de matriz africana. Coordenadora estadual do Instituto Nacional de Tradição e Cultura Afro-Brasileira (Intecab-SP).

— Alexander Moreira-Almeida, professor de Psiquiatria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), fundador e diretor do Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde (Nupes).

— Marta Helena de Freitas, doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB) e professora adjunta da Universidade Católica de Brasília (UCB).

— Mario Peres, médico e neurologista, é pesquisador sênior do Hospital Israelita Albert Einstein.

— Ricardo Mário Gonçalves, monge budista da Verdadeira Escola da Terra Pura.

— José Luiz Goldfarb, doutor em História da Ciência pela Universidade de São Paulo (USP), professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e editor da Educ (Editora da PUC-SP).

Outras informações podem ser obtidas via e-mail forumespiritoeciencia@lbv.org.br.