Barbacena

Tromba d’água inunda residências e traz transtornos a moradores de Correia de Almeida e  Barbacena

12/01/2021

No início da madrugada desta terça-feira (12/01), por volta de 00h25, equipe de Bombeiros de Barbacena foram acionadas a comparecer ao distrito de Correia de Almeida, às margens da BR 040, onde moradores informaram que  uma forte tromba d'água havia inundado diversas residências na parte mais baixa do distrito, situada do lado esquerdo da rodovia no sentido a Juiz de Fora.

Quando os bombeiros chegaram ao local depararam com um longo trecho inundado onde a água estava cerca de 1,80m de altura e alguns moradores estavam ilhados, sendo que foram   socorridos com o apoio de  populares e encaminhados para locais mais seguros. Entretanto, durante os trabalhos, os bombeiros foram informados que uma mulher de 34 anos  estava desaparecida tendo sido levada pelas águas.

 Os bombeiros empreenderam as buscas onde a área inundada chegava a  cerca de 100 m de uma margem a outra. Havia pouca visibilidade, a existência de cercas de arame, galhos de árvores e troncos boiando no local. Após intenso trabalho os bombeiros localizaram a mulher que estava agarrada em uma árvore para não ser levada pela correnteza. Entretanto a mulher foi picada por uma  cobra e estava sonolenta, bastante cansada e com sintomas de perda de consciência.

Os bombeiros conseguiram resgatá-la, ela foi levada para um local seguro e em seguida foi encaminhada pela viatura e, posteriormente, pela ambulância do SAMU até o Hospital Regional onde deu entrada sendo constatado pelo médico três picadas de cobra venenosa, possivelmente uma jararaca.

COSTAS

Já por volta das 03h, os bombeiros deslocaram para a comunidade dos Costas onde havia mais moradores ilhados. Em uma residência estavam 6 pessoas, sendo duas crianças, onde o nível das águas subiu cerca de 2 m de altura. Os bombeiros conseguiram resgatar as pessoas e os dois cães dos familiares. 

 

BR 040

Foi verificado também um deslizamento de terra na BR 040 na altura do km 714 onde um barranco cedeu, prejudicando o tráfego de veículos. Os trabalhos continuam na manhã desta terça-feira (12/01) onde os militares do Corpo de Bombeiros, juntamente com o apoio de uma equipe da Defesa Civil, estão contabilizando os danos e os prejuízos causados e tratando das medidas a serem tomadas.