Barbacena

Governador Romeu Zema visita Barbacena e realiza entrega de materiais para vacinação

16/01/2021

O governador Romeu Zema cumpriu agenda na manhã de hoje (15/01) em Barbacena, onde foram realizadas diversas atividades. O chefe do executivo estadual encontrou-se por volta de 08h30 com os prefeitos da microrregião de Barbacena, onde foram levadas suas demandas junto ao Governo de Minas Gerais, e trataram sobre o processo de imunização da COVID-19. “Outras parcerias também vão surgir a partir dessa reunião que aconteceu hoje e, fortalecer ainda mais a aliança entre os prefeitos da macrorregião de Barbacena”, destacou o prefeito de Barbacena, Carlos Du.

Por volta das 10h, o governador, juntamente com o Secretário de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, e o Secretário Adjunto de Saúde de Minas Gerais, Marcelo Cabral, estiveram na sede da Superintendência Regional de Saúde (SRS). No local, o governador realizou a vistoria da chegada do kit com seringas e agulhas, que servirão para a vacinação da COVID-19. A microrregião recebeu 170 mil agulhas e seringas. No total, o Governo do Estado fez um aporte financeiro de mais de R$ 35 milhões, além de R$ 5 milhões para a estruturação de freezers e câmaras refrigeradas no estado.

“[Com] Toda a certeza nós vamos estar conduzindo esse processo de vacinação da mesma forma que fizemos durante a pandemia. Está aqui um exemplo, há quatro meses nós já tínhamos planejado a compra de seringas [e] agulhas que estão em falta no mercado, porque nós sabíamos que era apenas uma questão de tempo para que fosse necessário. Então esse trabalho de planejamento, esse trabalho minucioso, feito por profissionais que entendem de saúde, foi fundamental” afirmou o governador. 

 

Zema também comentou sobre a data da distribuição das vacinas. “O Ministério da Saúde estará dando os detalhes na terça-feira [19/01], mas é muito provável que já na quarta [20/01], a vacina já esteja disponibilizada para ser transportada e assim que ela chegar no estado nós já vamos iniciar as distribuições e iniciar a vacinação”, pontou.

Correia de Almeida

O governador também acompanhou membros da administração municipal no distrito de Correia de Almeida, que foi duramente atingido pelas chuvas na madrugada da última terça-feira (12/01). “Nossa Defesa Civil tem prestado toda ajuda às prefeituras que foram afetadas por esse temporal”, destacou Zema.

Balanço

O prefeito Carlos Du classificou como proveitosa a vinda do governador Romeu Zema em Barbacena. “Nós já temos uma aproximação muito grande com o Governo do Estado e eu gostaria de agradecer todo o aparato, toda a estrutura que o governo do Estado nos deu em relação a Correia de Almeida, e também ao aparato que o Governo do Estado tem nos oferecido em relação à saúde”, afirmou Carlos Du.

O Secretário Municipal de Saúde, Dr. Arinos Brasil, falou sobre o processo de imunização no munícipio, que seguirá as recomendações do Ministério da Saúde. “Estamos preparados, recebemos as seringas, a equipe toda está treinada e preparada. Assim que as vacinas chegarem em Barbacena, nós já temos o esquema para começar a vacinação em toda a cidade. Começaremos primeiro com os idosos e depois com o pessoal da saúde, e assim vai esse esquema que o Governo Federal adota”, concluiu Dr. Arinos. 

Informações: ASCON Barbacena