Gerais

Edição comemorativa do livro sobre a vida de Dom Viçoso será lançada nesta sexta-feira (26)

26/02/2021

Acontece nesta sexta-feira (26/02), o lançamento da edição comemorativa do livro “Vida de D. Antônio Ferreira Viçoso: Bispo de Mariana e Conde da Conceição”, escrito por Dom Silvério, primeiro Arcebispo da Arquidiocese de Mariana e afilhado de Dom Viçoso. Esta é a 4ª edição da obra que celebra o centenário da 3ª edição, completados em 2020. 

Segundo um dos coordenadores do projeto, o padre José Carlos dos Santos, a ideia de reeditar o livro surgiu, em 2016, após o monsenhor Flávio Carneiro apresentar a causa de beatificação do venerável Dom Antônio Ferreira Viçoso em um evento do Seminário São José, em Mariana (MG). “O desejo de contribuir para que Dom Viçoso seja mais conhecido e venerado fez brotar a ideia de reeditar a biografia redigida pelo seu afilhado”, explica o sacerdote. 

Desta forma,  um grupo de seminaristas, muitos deles atualmente presbíteros e diáconos, se dispôs a abraçar o trabalho, sob coordenação dos padres José Carlos e Fabiano Milione Honório. Ainda, toda a responsabilidade do projeto é da Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM) e os trabalhos de editoração da Gráfica e Editora Dom Viçoso.

O lançamento do livro acontecerá durante a programação do Simpósio Acadêmico Filosófico-Teológico, da FDLM, e será realizado on-line. Ainda, terá a mesa redonda “A Vida de Dom Viçoso”, com a apresentação do projeto de reedição do livro pelo padre José Carlos, além da participação dos professores, João Paulo Pereira (FDLM) e Maria Cecília Pereira Soares, que falarão, respectivamente, sobre a reforma do Seminário no período de Dom Viçoso e “Vida de Dom Viçoso: tesouro literário a ser descoberto”.

 O público poderá acompanhar todo o evento pelos canais do YouTube da Arquidiocese de Mariana, Faculdade Dom Luciano Mendes e Seminário São José. A tiragem dos livros é limitada e os interessados em adquirir a obra podem entrar em contato com a FDLM pelo e-mail financeiro@faculdadedomluciano.com.br ou pelo telefone (31) 98326-6720.

Para saber mais sobre a obra, o Departamento Arquidiocesano de Comunicação (Dacom) conversou com o padre José Carlos sobre o projeto de reedição do livro. 

Dacom: Qual a justificativa para se lançar a 4ª edição de uma obra, cuja terceira edição completou 100 anos em 1920?

Pe. José Carlos: É difícil descrever a riqueza e o valor desta obra. Dom Silvério nos oferece a oportunidade de conhecer, com detalhes, e extremo rigor científico, a edificante vida de Dom Viçoso. É uma viagem não somente pelo que Dom Viçoso realizou, mas ao seu mundo interior, ao seu itinerário vocacional e de santificação, no serviço a Deus num contexto assinalado por imensos desafios. A primeira parte da obra segue as fases da vida de Dom Viçoso. Descreve seus familiares, o contexto de nascimento, sua infância, o surgimento da vocação, ingresso no seminário, etc. A segunda parte tem uma estrutura diferente. Nela, Dom Silvério apresenta o trabalho realizado por Dom Viçoso, iniciando por narrar o estado em que encontrou a Diocese, vacante há nove anos, e prossegue percorrendo o amplo campo de atuação de Dom Viçoso como bispo dessa Diocese que quase se confundia com o território deste Estado de Minas Gerais. 

A leitura da obra permite concluir que a eleição de Dom Viçoso para a Sé de Mariana foi de fato obra do Espírito Santo. Ele conhecia a Diocese como poucos, por residir no colégio do Caraça, e ter percorrido a Diocese pregando missões. Conhecia de perto o povo, suas necessidades, mas também o Clero, bem como os desafios para o trabalho de evangelização. Em seu ministério presbiteral, Dom Viçoso tinha se dedicado, durante longos anos, ao trabalho em seminários. Ao assumir a Diocese de Mariana, encontrou o seminário praticamente fechado e a necessidade de reorganizar o processo formativo. Esta foi, possivelmente, a atividade a que se dedicou primeiro, com extremo zelo, e pôde colher excelentes resultados. A reforma do Clero não se faz sem zelar pela formação dos futuros presbíteros. Portanto, Dom Viçoso trazia em si as virtudes e espiritualidade de um místico, a experiência do missionário, a sabedoria resultante de longos anos de dedicação à formação sacerdotal e o espírito vicentino de amor e sensibilidade para com os pobres e incansável na luta por diminuir o sofrimento dos necessitados. 

Além de proporcionar aprofundado conhecimento da vida do Venerável Dom Viçoso, o livro de Dom Silvério é reconhecidamente uma obra-prima da literatura brasileira. Com esta obra, Dom Silvério conquistou uma cadeira na Academia Brasileira de Letras, sendo o primeiro eclesiástico a realizar este feito. Ainda, não se pode esquecer que Dom Silvério era negro, portanto, certamente, enfrentou muitas dificuldades. Por fim, alio a todas essas virtudes da obra de Dom Silvério, o seu valor histórico. Por ela, conhecemos pormenores da história de Minas e do Brasil, da história da Igreja no Brasil e sobretudo da Diocese de Mariana. 

Dacom: Qual foi o trabalho editorial realizado? 

Pe. José Carlos: O início de tudo foi a realização de reuniões com especialistas em Língua Portuguesa. O princípio adotado, depois de ouvir os especialistas, foi  intervir o mínimo possível, consistindo o trabalho na atualização da ortografia, de modo a tornar a leitura mais fluida e agradável para os não afeitos ao português do século XIX. O trabalho realizado, embora possa não parecer, foi extremamente exaustivo. O texto foi digitalizado, e em seguida a equipe se dedicou ao delicado trabalho de revisão e atualização ortográfica. Especial agradecimento à professora Maria Cecília Pereira Soares e a Dom Geraldo Lyrio Rocha, incansáveis na realização desse trabalho, com o auxílio dos padres José Carlos e Fabiano Milione. 

O texto que os leitores terão em mãos é resultado ainda da orientação e incentivo de Dom Airton, que fez questão de se reunir com os organizadores. Dom Airton não somente deu sua permissão para a continuidade dos trabalhos, mas se mostrou entusiasmado com o projeto que estava sendo realizado. É de Dom Airton a orientação quanto ao empenho para que esta 4ª edição, comemorativa, tenha a qualidade de conteúdo e de arte gráfica que a obra merece. 

Sobre o livro

O livro "Vida de D. Antônio Ferreira Viçoso: Bispo de Mariana e Conde da Conceição" é a 4ª edição, com revisão ortográfica, da obra escrita por Pe. Silvério Gomes Pimenta. Trata-se de edição comemorativa do centenário da 3ª edição, publicada em 1920. É considerado obra-prima da literatura brasileira, com a qual Dom Silvério conquistou uma cadeira na Academia Brasileira de Letras. Leitura imprescindível para quem deseja conhecer a biografia do Venerável Dom Viçoso, para os amantes da literatura, mas também para os interessados em história da Igreja, de Minas Gerais e do Brasil. É uma edição de luxo, em capa dura e com costura. 

  • Páginas: 588
  • Formato: 15 X 21
  • Editora: Gráfica e Editora Dom Viçoso
  • Ano da Edição: 2020
  • Acabamento: capa dura, policromia, costurado e colado
  • Valor: R$ 63,00

Serviço: 

Lançamento de livro

Quando: 26 de fevereiro

Local: Transmissão pelo canal do YouTube da Arquidiocese de Mariana (https://www.youtube.com/c/ArquidiocesedeMariana) 

Horário: 19h30