Cultura

Circuito Turístico Villas e Fazendas de Minas recebe certificação e municípios são inseridos no mapa do turismo brasileiro

O último mês de Julho foi de grande alegria para o Circuito Turístico Villas e Fazendas de Minas e seus associados público e privado.

11/08/2016

Composto pelos municípios de Caranaíba, Casa Grande, Conselheiro Lafaiete, Cristiano Otoni, Itaverava, Queluzito, Rio Espera, Santana dos Montes e Senhora de Oliveira, além do Carumbé Hotel, em Conselheiro Lafaiete, o Circuito Villas e Fazendas recebeu o reconhecimento pelo Estado de Minas Gerais, através da Secretaria de Turismo, como desenvolvimento do Turismo Regional, obtendo a Certificação 2016, através de Parecer Técnico.

Com isso, seus Municípios foram oficialmente inseridos na Política de Regionalização do Estado, que tem como objetivo, segundo a  Secretaria de Estado de Turismo de Minas "construir um modelo de organização pública que visa a descentralização, com base nos princípios da flexibilidade, articulação e mobilização.

Outra boa notícia foi a inserção ao Mapa do Turismo Brasileiro, cujo foi definido e publicado oficialmente pelo Ministério do Turismo no Diário Oficial da União, Portaria nº 172. O Mapa, de acordo com o Ministério do Turismo, é um instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada.

De acordo com o novo mapa, o país têm 2.175 Municípios em 291 Regiões Turísticas e todos os Municípios do Circuito Turístico Villas e Fazendas de Minas foram inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro.

 

Colaboração: Camila Borges (Secretária Circuito Villas e Fazendas de Minas)