Gerais

Acordo entre mineradoras aponta solução para abastecimento de água em bairro de Congonhas

26/12/2016

A comunidade do Barnabé, Vale e CSN  se reuniram recentemente em Congonhas e fizeram um acordo para que as duas empresas mineradoras se responsabilizem por melhorias no curso d’água que abastece o bairro, a partir de uma captação no córrego do Meio, que atravessa as propriedades das duas mineradoras.

A Prefeitura da cidade dos Profetas também participa do acordo com a doação de canos para substituir parte da rede antiga e que já está danificada. As empresas se comprometeram a iniciar, até o fim deste mês, os trabalhos que vão melhorar o fluxo e a turvidez da água que chega até a comunidade. A expectativa é de que este abastecimento, que já é centenário, seja totalmente normalizado a partir de janeiro.

A Vale anunciou que, até o fim de dezembro, encerrará as obras de um dique de contenção de sedimentos que foi construído no córrego do Meio, acima do ponto de captação da água do Barnabé. A CSN informou que recentemente houve uma mudança na equipe que faz a manutenção e limpeza na estrada e no viaduto. Esta via possui grande fluxo de caminhões de minério e passa sobre o córrego do Meio.

“Este é mais um passo que estamos dando para que os direitos adquiridos dos moradores do Barnabé sejam garantidos com relação à qualidade e quantidade desse recurso hídrico tão importante. Vamos continuar acompanhando essa situação até que tudo esteja normalizado”, afirma o secretário de Desenvolvimento Sustentável Christian Souza Costa.

Paralelamente, o prefeito de Congonhas, Zelinho, negociou com a Copasa soluções para o problema de abastecimento em alguns pontos do Município. Com relação ao Barnabé, ficou definido que, em um futuro próximo, a concessionária ligará a rede daquele bairro à do Residencial Santa Rosa, que já é atendido por ela. Assim, os moradores do Barnabé poderão utilizar a água do córrego do Meio para outros fins e ainda haverá maior oferta do recurso hídrico para outros bairros e sitiantes da sequência daquele curso d’água.

Bairro Pires

A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável também fará em breve uma visita técnica às nascentes que abastecem o bairro Pires, para verificar a situação no local e, caso necessário, propor igualmente medidas para garantir a preservação e manutenção dos recursos hídricos fundamentais para a comunidade.