Gerais

PAA Familiar ajuda cooperativa de agricultores familiares da Zona da Mata mineira a ampliar participação no mercado institucional

12/08/2016

Ampliar a participação no mercado institucional. Isso é o que a Cooperativa da Agricultura Familiar Solidária de Espera Feliz (Coofeliz), região na Zona da Mata mineira, conseguiu com a participação no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Familiar). Por meio do programa, a cooperativa venceu uma Chamada Pública da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) para fornecer café e feijão.

A primeira entrega foi feita no início de agosto e o contrato tem duração de um ano. No total, a Coofeliz fornecerá para a Fhemig cerca de 12,4 mil quilos de pó de café e mais 293 quilos de feijão. De acordo com a presidente da Coofeliz, Fernanda Estevão, eles conseguiram ampliar o mercado e passarão a vender para outras regiões.

A Coofeliz foi criada em 2006 e tem 121 cooperados. Por meio do Programa Nacional de Alimentação Familiar, a cooperativa também fornece alimentos para dez escolas dos municípios de Espera Feliz, Caparaó e Caiana. Entre os produtos comercializados pela entidade estão hortaliças, frutas e rapaduras. Para Fernanda Estevão, a inserção da cooperativa no PAA Familiar fortalece ainda mais a participação da Coofeliz no mercado institucional.

PAA Familiar

A implantação do PAA Familiar foi possível por meio da Lei nº20.608 de 2013, que determina que os órgãos e entidades estaduais apliquem 30% dos recursos destinados à compra de gêneros alimentícios na aquisição de produtos da agricultura familiar. A proposta é utilizar o poder de compra da administração pública para fomentar o mercado e o desenvolvimento do setor.

As compras dos alimentos são feitas por meio de Chamada Pública. Podem participar agricultores familiares e organizações que possuem Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) válida e ativa.

As atribuições da EMATER/MG no programa são bem amplas e abrangem desde a assistência técnica, mobilização de agricultores, emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), orientação e elaboração de projetos até capacitação dos agricultores em boas práticas de produção. A empresa também participa do colegiado gestor do PAA Familiar.