Colunista - Emanuel Tadeu

Um pouquinho melhor

Por Emanuel Tadeu

26/12/2022

Ser um pouquinho melhor. É este o convite para o Natal e o ano novo também: ser um pouquinho melhor. Passa ano, passam as festividades de fim de ano e muitas vezes tudo continua do mesmo jeito. Parece que não buscamos mudar e estagnamos. Ser um pouquinho melhor, pois mudar completamente é bastante difícil e demora tempo, mas ser um pouquinho melhor a cada dia é mais pé no chão, é possível.

Tenho escutado pessoas dizendo que o Natal não faz diferença na vida delas, vão almoçar como qualquer outro dia e pronto. Precisamos recuperar o verdadeiro sentido do Natal! Deus se fez um de nós para sermos como Ele. Se o nascimento de uma criança é motivo de alegria, quanto mais o de Deus entre nós. Natal é a festa da esperança, de que, embora marcado pela dor, o mundo ainda tem salvação. Não percamos o brilho dessa festa. Se possível, reúna a família, os amigos...

Celebre a vida e recorde do ato de amor que é a encarnação de Deus. A manjedoura está vazia, mas logo será aquecida por uma pequena criança. Nosso coração está marcado pelas decepções, traições, desilusão, mentiras, falta de fé, mágoas, lágrimas... Mas há tanta bondade acontecendo, há tanto bem espalhado por aí. Quanta superação tivemos neste ano. Não deixemos a dor tirar o brilho dos nossos olhos.

Que as lágrimas não arranquem de nós a certeza do sorriso de quem luta a cada dia para viver. Temos muitos motivos para celebrar a vida. A criança na manjedoura traz uma boa nova a toda humanidade: "Os que semeiam entre lágrimas, colherão com alegria" (Sl 125,5). Que o Menino Deus, Príncipe da Paz, faça nascer em nós as esperanças que dão sentido a vida, nos ensine a conseguir sorrir mesmo após cada lágrima e mostre que é possível ser um pouquinho melhor a cada dia.

Feliz Natal do Senhor e um abençoado ano novo!

 

Emanuel Tadeu é um poeta, neste instante do existir, buscando no simples o extraordinário que se manifesta. Natural da pequena Rio Espera, de uma singela família. É Seminarista da Arquidiocese de Mariana e Bacharel em filosofia pela Faculdade Dom Luciano Mendes.