Polícia

Gerdau doa escultura de aço para a cidade de Conselheiro Lafaiete e artistas oferecem workshop sobre arte pública

A cerimônia oficial de entrega faz parte das ações de celebração dos 120 anos da companhia e homenageia a história de Minas Gerais.

21/09/2023

A Gerdau irá entregar no dia 22 de setembro, uma escultura imponente de aço com quatro metros e meio de altura, criada pelos artistas plásticos Ricardo Cristofaro e Hamilton Ferpa, que fará parte do acervo permanente da cidade de Conselheiro Lafaiete. A obra foi selecionada por meio de edital, lançado pela Gerdau em 2021, para comemorar os 120 anos da companhia.. A escultura "Da terra brotam coisas" foi doada ao município e instalada em caráter definitivo na Praça Chiquito Furtado, permitindo o acesso gratuito a toda a população.

O projeto inédito – que inclui a instalação de outras oito peças de artistas mineiros em diferentes municípios de Minas Gerais – também pretende enaltecer a história do estado e reforçar os laços da empresa com as cidades onde está presente. Essa é a quinta obra entregue pela Gerdau. A primeira está instalada no Jardim do Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte.

Além disto, também será oferecido um workshop, no dia seguinte, 23 de setembro, para oferecer ao público interessado uma abordagem teórica e prática sobre temas relacionados  a esculturas enquanto arte pública, expostas em ambiente aberto, muitas vezes ao tempo e de maneira irrestrita a população. Com realização de um dia, a oficina se dividirá em momento teórico (três horas/aula) e prático (três horas/aula), com temas que envolvem as artes visuais, especialmente com o perfil da obra realizada pelo projeto da Gerdau, com práticas escultóricas, projetos, maquetes e materiais. As incrições podem ser realizadas AQUI.

Segundo Wendel  Gomes, diretor executivo da Gerdau, Minas Gerais tem grande protagonismo na história de 120 anos da Gerdau, por isso a iniciativa de homenagear o estado. “Esse edital vem para confirmar o quanto temos artistas talentosos em Minas Gerais. Foram quase 100 artistas inscritos e tenho certeza que a comissão curadora teve muito trabalho para escolher as vencedoras. Participar desses projetos culturais é motivo de muito orgulho para nós da Gerdau”, disse.

A escultura

Produzida toda em aço, a obra Da Terra Brotam Coisas possui quatro metros e meio de altura e é apresentada em um desenho escultórico pensado e concebido com conceitos de arte pública, que carrega artística e conceitualmente uma das mais importantes forças motrizes para a história do estado de Minas Gerais.

Artisticamente, a escultura evoca Minas Gerais de modo figurativo, valorizando o estado, com questões ligadas à cultura, história e identidade de Minas Gerais. Como escultura pública, possui a capacidade de atrair a atenção, reativar referências, memórias e estabelecer diálogos conceituais e estéticos com o espaço urbano e o público. O título da proposta, DA TERRA BROTAM COISAS, faz alusão aos processos de transformação das matérias minerais em diferentes formas e produtos, além de uma referência direta às expressões e ao conhecimento tipicamente mineiro.

O projeto da Escultura Arte em Aço, de Ricardo Cristofaro e Hamilton Ferpa é apresentado pelo Governo de Minas, com o patrocínio da Gerdau, por meio da Lei Estadual de Incentivo a Cultura de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de Turismo e Cultura de Minas Gerais (Secult/MG), com produção da Associação Carabina Cultural. Conta também com o apoio da Prefeitura de Barão de Cocais, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.