Cultura

IFMG inicia mês das mulheres com roda de conversa sobre maternidade e ciência

Projeto “Vozes da Extensão” terá programação intensa durante o mês de março, incluindo o lançamento do GT da Política Institucional de Enfrentamento à Violência de Gênero, Assédio Sexual e Assédio Moral.

06/03/2024

Durante o mês de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, as atividades científicas e acadêmicas ganham destaque especial para celebrar as contribuições das mulheres na ciência e na academia. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), por meio do projeto “Vozes da Extensão”, transmitirá no dia 7 de março, às 14h, a roda de conversa "Maternidade e Ciência: contribuições das instituições de ensino para a equidade de gênero", com a participação da professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Fernanda Staniscuaski. O bate-papo será online, mediado pela professora Elke Beatriz Félix Pena, do Campus Ouro Preto e transmitido pelo IFMG Play, no YouTube.

A roda de conversa marcará o início de uma intensa programação de atividades para celebrar o "Março das Mulheres" e lançar o  Grupo de Trabalho da Política Institucional de Enfrentamento à Violência de Gênero, Assédio Sexual e Assédio Moral no IFMG.

Conheça a convidada e a mediadora:

Fernanda Staniscuaski - Professora Associada III do Departamento de Biologia Molecular e Biotecnologia e pesquisadora líder de grupo do Centro de Biotecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Possui graduação em Ciências Biológicas e doutorado em Biologia Celular e Molecular pelo Programa do Centro de Biotecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fez estágio de Pós-doutorado no Departamento de Biologia, da Universidade de Toronto, em Mississauga.

Foi bolsista de Pós-doutorado Júnior, no Departamento de Biofísica da UFRS e do Centro de Biotecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PNPD-CAPES), onde trabalhou com aquaporinas de plantas. Originalmente atuava nas áreas de Biologia Molecular, fisiologia de insetos, bioquímica de macromoléculas e toxinas. Atualmente dedica-se aos estudos sobre parentalidade na academia e na ciência, desenvolvendo pesquisas nos temas relacionados à equidade, diversidade e inclusão.

É fundadora e coordenadora do Movimento Parent in Science. Mãe de três filhos, esteve em licença maternidade em 2013, 2015 e 2018. Foi vencedora do Nature Research Awards for Inspiring Women in Science (2021), do Falling Walls Science Breakthroughs of the Year 2023 (categoria Science Innovation Management) e finalista do Prêmio Inspiradoras da Avon/Universa.  

Elke Beatriz Félix Pena - É mãe, doutora e mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduada em Licenciatura em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atua como professora no IFMG - Campus Ouro Preto e é membro do Basta!, Núcleo de Enfrentamento à Violência de Gênero do IFMG.

Participa de ações e trabalhos de pesquisa, ensino e extensão que visam promover a igualdade de gênero e o respeito à diversidade.
 

SERVIÇO

Projeto Vozes da Extensão

Roda de conversa: "Maternidade e Ciência: contribuições das instituições de ensino para a equidade de gênero" 

Data: 7 de março, às 14h

Acesse: IFMG Play

Evento on-line, gratuito