Gerais

Câmara Municipal de Catas Altas apoia a Pedagogia da Alternância Escola Família Agrícola

28/01/2017

Durante reunião realizada neste mês de janeiro, a presidente da Câmara Municipal de Catas Altas, na Serra do Caraça, Vanda Lúcia Gomes, a Secretária Municipal de Educação Renata Soares Ferreira e a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Catas Altas, Dirciléia Aparecida da Matase, estiveram reunidas para conversar a respeito da Escola Familiar Agrícola (EFA), com o objetivo de apoiar os estudantes de ensino fundamental e médio de Catas Altas que irão fazer um intercâmbio na EFA no município de Sem Peixes.

A EFA desenvolve a pedagogia da alternância com a educação voltada para a realidade rural, sendo importante para quem mora no campo, estimulando assim o jovem a trabalhar em sua propriedade, diversificando a produção, gerando renda, emprego e sustentabilidade.

Na Escola Família Agrícola os jovens ficam 15 dias integrais em estudo e 15 dias em casa na propriedade rural da família desenvolvendo projetos, aplicando e consolidando teoria e prática – Pedagogia da Alternância.

A formação para o jovem rural visa aliar a educação do jovem com a capacitação para a agroecologia, organização social e desenvolvimento da agricultura familiar além da criação de oportunidades para que o jovem seja protagonista de transformação e desenvolvimento do campo. A presidente da Câmara fica agradecida por já colher frutos de esforços antigos e ressalta que “nós vereadores estamos para somar e propiciar meios de trazer os jovens para as políticas públicas de nosso município”.

Texto /Fotos: Patrício Souza - Acervo Câmara Municipal de Catas Altas