Cultura

Deputado Glaycon Franco apoia envio de instrumentos musicais para Bandas de Música da região

02/02/2017

O deputado estadual Glaycon Franco (PV), apoiou o envio de instrumentos musicais para Bandas de Música de 14 municípios de nossa região, que receberam nesta quinta-feira, 02 de fevereiro, durante cerimônia realizada no município de Barra Longa, a doação realizada por meio do programa Bandas de Minas.

Além da União Musical Nossa Senhora das Graças, de Conselheiro Lafaiete, foram contempladas, a Sociedade Musical Santo Antônio (Alvinópolis), Corporação Musical Cecília (Brás Pires), Corporação Musical Nossa Senhora do Carmo (Carrancas), Corporação Musical Nossa Senhora da Conceição (Conceição da Barra de Minas), Sociedade Musical Nossa Senhora da Ajuda (Congonhas), Banda de Música Municipal Santa Cecília (Coronel Xavier Chaves), Lira Nossa Senhora do Desterro (Desterro do Melo), Associação Musical do Arame (Lagoa Dourada), Corporação Musical Santa Cecília (Rio Espera), Banda de Música Santa Cecília (Ritápolis), Associação Musical São José (Santana dos Montes), Lira do Oriente Santa Cecília (São João Del Rei), Sociedade Musical Santa Cecília e Sociedade Musical João Facinho da Silva (Senhora dos Remédios).

De acordo com o deputado, é importante incentivar a cultura, e uma das formas de incentivo é a manutenção do bom estado dos instrumentos musicais, pois as corporações musicais, sobretudo em Minas Gerais, fazem parte da tradição nacional.

“As bandas fazem parte da tradição de nossa população. Por isso, apoiei algumas bandas da minha região para receberem este incentivo e, assim, poderem ampliar os seus trabalhos e levar mais da nossa cultura para os municípios. Sou um admirador desta arte e quero continuar investindo no crescimento destas bandas musicais”, afirmou Glaycon.

As bandas mineiras têm a tradição de manter escolas de música, onde crianças, jovens e adultos têm acesso ao ensino e à prática musical. O Programa Bandas de Minas tem o objetivo de incentivar e valorizar um dos principais elementos da identidade cultural mineira e contempla diversos municípios com a entrega de instrumentos de sopro, metal e percussão de qualidade, que contribuem para a manutenção e aperfeiçoamento dos seus conjuntos musicais para a prática e apresentações musicais.

Foto: Secretaria de Estado de Cultura