Cultura

Congonhas prepara um dos maiores Carnavais do interior de Minas

03/02/2017

Uma festa eclética, com vários estilos musicais e para toda família. Será assim o Carnafolia 2017 em Congonhas, uma festa que promete reunir milhares de pessoas na cidade histórica mineira, com atrações para todos os gostos, vindas de diversas partes do Estado. O destaque deste ano deverá ser a Bartucada, de Diamantina, banda que negocia neste momento sua participação. Outro destaque será o Carta e Seus Curingas, grupo que marcou Ouro Preto, Tiradentes e Pompeu e, desta vez, promete contagiar a todos com seu estilo contagiante. A prata da casa também terá lugar especial na programação.

Na festa do Momo que terá início na sexta-feira, no palco da Marechal Floriano, se estendendo até a terça, dia 28, atrações de Congonhas estão negociando novos shows como Jean Lucas, Manu Cândido e Sambatucada.

Para o Quarteirão do Samba, estão em negociações também, além da Bartucada, de Diamantina; o cantor Dudu Nicácio, que é um dos responsáveis pelo ressurgimento do Carnaval em BH. A prata da casa está garantida neste palco com 12 shows, entre eles os da Banda Bom Jesus, Samba de Casa, Samba de Sinhá, Via de Fato, Soul do Bem e Expresso do Samba. Outra novidades será a participação de DJs que terão performances de destaque em todas as noites.

A exemplo do que ocorreu no ano passado com grande sucesso, o CARNAFOLIA 2017 apresentará no Quarteirão do Samba a matinê, que tanto agradou à criançada e suas famílias. Haverá um show no domingo, 26, e outro na terça, 28, sempre às 18h30, com atrações que ainda estão sendo definidas.

Os blocos da cidade terão toda estrutura necessária para os desfiles, como sonorização, trio elétrico e segurança. Por causa da lei federal que acaba de entrar em vigor impedindo o repasse de subvenções sem chamamento público, desta vez não haverá repasse de dinheiro da Prefeitura aos blocos caricatos.

 

Sistema de segurança

Além de seguranças e brigadistas que a Prefeitura já contratou, haverá o reforço da Polícia Militar de Barbacena e de Belo Horizonte nos cinco dias de folia em Congonhas. O projeto de pânico e incêndio, que é uma exigência do Corpo de Bombeiros, já está pronto.

O Carnafolia 2017, uma das maiores festas populares de Congonhas, envolve funcionários da maioria das Secretarias e ainda a equipe da Fundação Municipal de Cultura, Lazer e Turismo (Fumcult). Miriam Palhares, secretária de Cultura, conta que, “como a Prefeitura está com suas contas em dia, o prefeito Zelinho, dentro das condições financeiras da cidade, realizará um belo Carnaval que atenderá aos diferentes gostos, mantendo a tradição e oferecendo mais alegria para o cidadão”.