Gerais

Ecotres conquista Licença de Operação até 2023

05/02/2017

Formado pelos municípios de Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete e Congonhas, o Consórcio Intermunicipal de Tratamento de Resíduos Sólidos (Ecotres) conquistou a Licença de Operação (LO) até o ano de 2023.

A LO autoriza o Ecotres para a atividade de tratamento ou disposição final de resíduos sólidos urbanos e autoriza a operação, após a verificação do efetivo cumprimento do que consta das licenças anteriores, com as medidas de controle ambiental e condicionantes determinados para a operação.

No último mês de janeiro, a nova gestão do Consórcio foi eleita para o biênio 2017/2018 tendo como Presidente Hélio Campos (Prefeito de Ouro Branco) e vice-presidente Mário Marcus (Prefeito de Conselheiro Lafaiete). E no início desse mês de fevereiro, a entrega do documento da Licença de Operação foi realizada pelo Superintende da Superintendência Regional de Meio Ambiente Central Metropolitana (Supram CM), Leonardo Tadeu Dallariva Rocha ao vice-Prefeito de Ouro Branco, Dr. Celso Vaz, o Secretário Executivo do Ecotres, Luiz Cláudio Grossi, e o Ex-Secretário Executivo do Ecotres, Celso Reis de Paula.

O Presidente eleito Hélio Campos, reconheceu a importância do Consorcio ECOTRES e destacou que visualiza novos caminhos com grandes vitórias quanto à gestão de resíduos sólidos na região.

Licença de Operação até 2023

Em julho de 2014, o Ecotres recebeu a Autorização Provisória para Operação do Aterro Sanitário Regional. Desde então, a equipe do Consórcio se empenhou para o cumprimento de todos os procedimentos previstos pelas Licenças Prévias e de Instalação (LP e LI), além de fornecer as informações complementares solicitadas pelo órgão licenciador. Após visita técnica realizada pelos técnicos responsáveis pelo licenciamento do empreendimento foi concedida a LO — Licença de Operação, que é válida até 2023.

Fonte/Fotos: ECOTRES e PMOB