Conselheiro Lafaiete

Secretaria de Saúde de Lafaiete realiza mutirões de combate ao Aedes Aegypti

14/02/2017

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Combate a Endemias, tem intensificado as campanhas e ações a fim de prevenir casos de Zika, Dengue e Chikungunya e mobilizar a população a participar na luta contra o mosquito transmissor das doenças, sobretudo neste período chuvoso e quente, que representa o maior risco para a proliferação do Aedes Aegypti.

Na última semana, o setor realizou um mutirão de limpeza no Bairro Sion e parte do Bairro São João e contou com a parceria da Secretaria Municipal de Obras. O critério de escolha para as áreas onde estão sendo realizados os mutirões estão relacionados ao número de casos da doença registrados no ano passado, ou seja, as áreas com maior número de casos notificados receberão o mutirão prioritariamente. No entanto, o trabalho dos agentes de endemias é diário em todos os demais bairros do município.  

 

O Coordenador do Setor de Combate a Endemias, José Elias de Souza, enfatiza que os agentes têm atuado diariamente no combate e prevenção visitando todos os imóveis do município, realizando mutirões e orientando a população. No entanto, é necessário que todos fiquem atentos e contribuam cuidando ao menos uma vez por semana de suas casas, quintais e locais de trabalho. “Somente com a colaboração de toda a população será possível obtermos um resultado positivo e diminuirmos consideravelmente o números de casos destas doenças em nossa cidade, que no ano passado somou-se mais de mil casos de dengue”, destacou.

Ele orienta para que as pessoas redobrem os cuidados e observem periodicamente locais que possam se transformar em criadouros do mosquito em sua residência e no trabalho. Caixas d’água, calhas, piscinas, pratos de vasos de plantas, latas de lixo, baldes, garrafas, pneus se não forem cuidados adequadamente podem representar grande risco para a proliferação do Aedes Aegypti.