Conselheiro Lafaiete

Equipe do Centro de Promoção da Saúde realiza campanha de prevenção à AIDS

O CPS é o serviço de referência de prevenção e tratamento de doenças infectocontagiosas de Lafaiete e região.

15/02/2017

A equipe do Centro de Promoção da Saúde (CPS), em parceria com a Unipac Lafaiete, realizou no início desta semana uma campanha de conscientização e prevenção à AIDS/HIV. A campanha teve por principal finalidade conscientizar a comunidade acadêmica sobre a prevenção para que todos possam festejar o carnaval com a certeza de ter somente alegrias e mantendo a perfeita saúde.

O evento contou com a participação da Liga das Entidades Carnavalescas de Conselheiro Lafaiete (LECAL) e o Bloco Zé Pereira Solidário, que deram o tom de animação na campanha.

Promover a saúde por meio de campanhas de prevenção é essencial para os jovens universitários, afinal este é o público-alvo que precisa ser atingido e nada melhor para chamar atenção de todos para os riscos de contágio do que orientação com muita alegria e animação.

A coordenadora do Centro de Promoção da Saúde, Enfermeira Alésia Natália da Silva Fernandes, disse que a realização de eventos de promoção da saúde em relação às IST (infecções sexualmente transmissíveis), AIDS e hepatites virais é de grande importância nas Faculdades, devido ao público alvo, que necessitam de informações para melhor conscientização. “O objetivo é proporcionar uma aproximação entre acadêmicos da faculdade com o setor do CPS da SMS, com adesão na luta contra as doenças sexualmente transmissíveis e com a proposta de parceria com a sociedade civil. A intenção é promover a visibilidade dos meios de proteção e incentivar sua utilização de forma correta, como também disseminar as formas de prevenção das doenças, chamando a atenção dos jovens universitários sobre sua vulnerabilidade frente a doença”.

 

A Enfermeira ainda afirmou que, mesmo com os avanços que são registrados no combate ao HIV/AIDS e hepatites virais, a progressão de novos casos continua implacável em todo no mundo. “Todos têm seu papel na prevenção e conscientização contra as doenças sexualmente transmissíveis, principalmente as universidades, já que os alunos de hoje são os profissionais do futuro”, finalizou.

A equipe do CPS, composta pelas psicólogas Marília Alves Rodrigues e Valéria Cristina Neri, a Assistente Social Regina Santos Costa e as Técnicas em Laboratório Cleuza Aparecida Siqueira Maciel e Márcia Cristina dos Santos Leandro, acompanhadas pela Coordenadora, Enfermeira Alésia Natália da Silva Fernandes, prestaram diversas informações. Elas orientaram os presentes sobre a doença, prevenção e tratamento e informaram sobre o Centro de Testagem Rápida (CTA) que realiza os exames. Também foram distribuídos folders explicativos e preservativos masculinos e femininos.          

A equipe do Centro de Promoção de Saúde que participou da campanha na Unipac lembra a importância do diagnóstico precoce para o sucesso no tratamento. O CPS realiza de forma gratuita e sigilosa o teste rápido para HIV e outras doenças, de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas, na Avenida Pedro II, 190, bairro Carijós. O agendamento pode ser feito pelo telefone 3769-9054.