Gerais

Lafaiete e Ouro Branco buscam parceria com Hemominas para implantação de Posto Avançado de Coleta

15/02/2017

Nesta última terça-feira, 14 de fevereiro, uma importante reunião foi realizada com autoridades para discutir a instalação do Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) que deverá atender as cidades de Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco. A Presidente da Fundação Hemominas, Dra. Júnia Guimarães Mourão Cioffi, recebeu um ofício com a solicitação.

Participaram da reunião, o Prefeito de Lafaiete, Mário Marcus; o Prefeito de Ouro Branco, Hélio Márcio Campos; o deputado estadual, Glaycon Franco; o Chefe de Gabinete do deputado estadual Glaycon Franco, Dr. Douglas de Carvalho Henriques; o Secretário de Governo de Conselheiro Lafaiete, Dylan Moreira Franco; o Secretário de Saúde de Ouro Branco, Dr. Túlio César da Silva Gontijo; e o Diretor Técnico-Científico do Hemominas, Fernando Valadares Basques.

De acordo com o Prefeito Mário Marcus, a ação beneficiará a população de Lafaiete que não precisará mais se deslocar até outras cidades para realizar a doação de sangue. Desta forma, a implantação do PACE facilitará a vida de todos, principalmente, das famílias que hoje ainda precisam levar doadores para suprir a demanda de familiares hospitalizados em outros municípios. Com a doação sendo realizada em Lafaiete isso não será mais necessário. 

O deputado Glaycon Franco está se empenhando e viabilizará a implantação do PACE no município o mais rapidamente possível. 

Sobre o Posto Avançado de Coleta Externa (PACE)

O PACE tem uma estrutura semelhante a uma Unidade de Coleta da Hemominas e funciona em datas e horários pré-definidos duas ou quatro vezes por mês.

Essa nova modalidade de realização de coleta acontece por meio de uma parceria entre a Fundação Hemominas e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde dos municípios com mais de 50.000 habitantes.