Gerais

Prefeito de Congonhas é eleito Presidente do CODAP

O consórcio possibilita às prefeituras prestar mais e melhores serviços públicos a custos menores.

26/02/2017

Nessa última semana, o prefeito de Congonhas, José de Freitas Cordeiro (Zelinho), foi eleito por aclamação presidente do Consórcio Público Intermunicipal para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba (CODAP). Como vice-presidente foi eleito José Walter, Prefeito de Entre Rios de Minas e o Secretário Executivo, Rodolfo Gonzaga, que é ex-vereador da cidade de Congonhas.

Atualmente integram o Consórcio as prefeituras de Congonhas, Ouro Branco, Entre Rios de Minas, São Brás do Suaçuí e Jeceaba. Conselheiro Lafaiete deverá se reintegrar ao consórcio já na próxima reunião, que ocorrerá em março. Outros municípios também serão convidados a participar. 

Sobre o CODAP

O CODAP foi constituído oficialmente em 2006, com base na legislação federal que regulamentou a formação de parcerias dessa natureza (Lei 11.107/05). Mas a articulação regional se iniciou em 2002 com o agora deputado federal, Padre João, que ganhou o reforço em 2005 do então Prefeito de Congonhas, Anderson Cabido. “Naquela época, o Anderson foi presidente do CODAP, que reuniu inicialmente cinco municípios e depois chegou a sete. Há bons projetos daquele período que poderemos aproveitar e várias licitações são feitas pelo CODAP, permitindo aos municípios aderir a elas”, observa o novo presidente do consórcio.

O primeiro objetivo de Zelinho à frente da entidade é fortalecê-la. “Temos de aumentar novamente este número de cidades participantes desta importante articulação, porque há aqui uma equipe que dá um suporte técnico muito bom às prefeituras. Contamos com o apoio do prefeito Hélio Campos, de Ouro Branco; do Mário Marcus, de Conselheiro Lafaiete; de Fábio Vasconcelos, de Jeceaba; de José Walter, de Entre Rios de Minas; e do Elias Ribeiro, de São Brás do Suaçuí, para voltarmos a ter um número maior de associados. Iremos procurar Belo Vale, do prefeito José Lapa (Lapinha), para que se reintegre ao consórcio, Itaverava, do prefeito José Flaviano Pinto, entre outras. Com a crise atual e as dificuldades financeiras impostas por ela, nós, prefeitos da região, precisamos estar sempre unidos e fortalecer muito a nossa região através dos consórcios”.

Além do CODAP, Zelinho preside o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência (CISRU) da Macrorregião Centro-Sul de Minas Gerais SISRU, com sede em Barbacena e que integra cinquenta e uma cidades. Elas possuem o apoio para uma internação, transferência, através da ambulância do SAMU simples ou avançada com técnico em enfermagem, baixando consideravelmente o número de óbitos na região.