Gerais

MM Gerdau promove Semana do Artesanato Mineiro

Mostra reúne, até o dia 28, representantes do artesanato na tapeçaria, cerâmica, bordado e trabalho em móveis.

25/08/2016

Comemorado no dia 17 de agosto, o Dia Nacional do Patrimônio Histórico celebra a diversidade do artesanato encontrado em todo país. Para marcar a data e valorizar os artesãos do Estado que ajudam a manter a identidade mineira, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal promove, até o dia 28 de agosto, a Semana do Artesanato Mineiro.

A mostra reúne, na Praça de Convivência do Museu, quatro representantes dos projetos parceiros da Gerdau que englobam a tapeçaria, cerâmica, bordado e trabalho em móveis feitos à mão, a partir de materiais reciclados da indústria do aço. As bordadeiras do grupo Pata da Loba, do distrito de Lobo Leite, município de Congonhas, revelam, entre outros bordados de ponto livre, os detalhes das bainhas abertas de origem portuguesa, com o propósito de resgatar a tradição trazida pelos imigrantes e caminhantes da Estrada Real durante o século XVIII.

A Cerâmica Saramenha é uma cerâmica do século XIX, trazida para o Brasil pelo Padre Viegas, que abriu uma fábrica do produto em Vila Rica (atual Ouro Preto), na chácara do Barão de Saramenha, daí o nome da técnica. Com o compromisso de preservar o patrimônio cultural nas comunidades onde está inserida, a Gerdau tem investido para resgatar a técnica da Cerâmica Saramenha, cujo conhecimento está concentrado em Ouro Branco, e que estava ameaçada de extinção.

A produção de tapetes de malha está representada pelo Projeto Fred, iniciativa idealizada por Andréa Ambrósio, que criou o projeto, em 1998, inspirada pela história do irmão Frederico, que foi dependente químico e cumpriu pena de dez anos no sistema prisional, vindo a falecer depois de ter finalizado a sentença. O objetivo do Projeto é ensinar o ofício aos participantes para que eles tenham autonomia para produzir seus próprios tapetes e os comercializarem após a capacitação. Além das oficinas de tapeçaria, por meio do Fred são desenvolvidas também aulas de dança de rua, customização de retalhos de pano, empreendedorismo e técnicas de ritmo, canto e produção.

Já a Casa do Artesão é um local que reúne artesanato de todos os tipos e oferece cursos à comunidade de Barão de Cocais. Os artesãos trabalham com manufaturas como crochê, ponto cruz, macramé, pintura em tela, móveis em madeira e materiais reciclados da indústria do aço, todos feitos à mão. A Casa do Artesão também abriga o projeto Coral Sementes. A mostra da Semana do Artesanato Mineiro pode ser visitada nas terças, quartas e sextas, das 12 às 18h, nas quintas-feiras, das 12 às 22h e aos sábados e domingos, das 10 às 18 horas.

MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal

Com 18 salas e 44 atrações, o MM Gerdau abriga um importante acervo sobre mineração e metalurgia. O Museu utiliza recursos tecnológicos para destacar, de forma lúdica e interativa, a importância dos metais e minerais no cotidiano das pessoas. Além disso, marca a relação entre a história e as expressões culturais de Minas Gerais com a riqueza de seus recursos naturais. O Museu foi aberto ao público em 22 de junho de 2010 e desde 1º de dezembro de 2013 está sob a gestão da Gerdau, líder no segmento de aços longos das Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais no mundo. O MM Gerdau integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade e ocupa o antigo edifício da Secretaria de Estado da Educação, inaugurado em 1897 e tombado pelo Iepha/MG. O projeto de ampliação e adequação do prédio é do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. A museografia é assinada por Marcello Dantas. O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal tem o certificado de excelência do TripAdvisor e foi a primeira instituição museológica do Brasil a receber a certificação do Instituto Herity em gestão da qualidade do patrimônio cultural.

Sobre a Gerdau

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. As ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.

Colaboração matéria/Fotos: Leonardo Miranda

 

Álbum de Fotos

Ver todas as fotos