Gerais

Policial Militar do 31° batalhão de Polícia Militar é agraciado com a Medalha do Pacificador “Duque de Caxias”

01/09/2016

O Sargento da Polícia Militar, Wátila Franco dos Santos César, lotado no 31° Batalhão da PM, foi agraciado na última semana com a Medalha “Duque de Caxias” pelos relevantes serviços prestados a sociedade. A cerimônia aconteceu na Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares de Minas Gerais (ASPRA/ PMBM ) em Belo Horizonte/MG.

A honraria destina-se a premiar civis e militares que, por abnegação, dedicação e capacidade profissional, tenham contribuído para fortalecer e divulgar feitos históricos, contribuindo assim, para estreitar relacionamentos de amizade e compreensão entre pessoas e/ou instituições. A comenda, homologada pelo Exército Brasileiro, foi outorgada pela Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira (OCIM) em parceria com a Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares (ASPRA/PMBM).

A entrega da Medalha “Duque de Caxias” foi realizada pelo Presidente da ASPRA/PMBM, Sargento PM Marco Antônio Bahia Silva e o Senhor Comendador Grão Colar – Grão Mestre, Celso Rafael de Oliveira, da Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira.

No evento, diversas instituições, autoridades e personalidades também receberam a ilustre homenagem. O 31° Batalhão de Polícia Militar, através de seu Comandante, Ten Cel PM Sérgio Henrique Cardoso, parabenizou o Policial Militar pelo recebimento da referida honraria.

Duque de Caxias (1803 - 1880), apelidado de “O Pacificador” e “O Duque de Ferro”, foi um militar, político e monarquista brasileiro. Em 1823 lutou contra Portugal na Independência do Brasil e foi oficialmente designado patrono do Exército Brasileiro no ano de 1962. Por ser uma figura marcante na história da segurança brasileira, na data do seu nascimento, 25 de agosto, é comemorado o Dia do Soldado.