Gerais

Ministério da Saúde amplia vacinação HPV para adolescentes

15/06/2017

Os postos de saúde de todo o país já estão com o novo calendário de vacinação para 2017. Neste ano, foi ampliado o público-alvo de seis vacinas: tríplice viral, tetra viral, dTpa adulto, HPV, Meningocócica C e  hepatite A. A medida foi possível devido à economia de R$ 66,5 milhões, obtida pelo Ministério da Saúde, a partir da negociação e redução de até 11% no valor da dose de três vacinas: Hepatite A, HPV e dTpa. A eficiência de gestão garantiu a ampliação da cobertura vacinal e a aquisição de mais de 11,5 milhões de doses da vacina de febre amarela. 

Também será ofertada, a partir desse ano, a vacina HPV para meninos. Garotos de 11 até 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) já podem receber a vacina contra o vírus HPV.  Desde 2014, a vacina é oferecida para meninas de 9 a 13 anos, sendo que agora, o público-alvo incluirá também meninas de 14 anos. Ainda para este ano, além dos meninos, a vacina também será oferecida para homens vivendo com HIV e aids entre 9 e 26 anos de idade, e para imunodeprimidos, como transplantados e pacientes oncológicos. Desde 2015, as mulheres (9 e 26 anos) que vivem com HIV/Aids recebem a vacina. 

O Ministério da Saúde reforça que a vacinação dos meninos contribui para o aumento da proteção também nas meninas, o que vai impactar nas próximas décadas o perfil epidemiológico das infecções que são atribuídas ao HPV em ambos os sexos. A ampliação fortalece as ações de saúde na população masculina e possibilita a prevenção da ocorrência dos cânceres de pênis, anus, orofaringe e verrugas genitais.

Fonte: Portal da Saúde