Gerais

Circuito Villas e Fazendas participa do 2º Fórum do Projeto Ouro Branco 2030

08/09/2016

À Convite do Comitê de Organização do Fórum, a Gestora do Circuito Villas e Fazendas de Minas, Sidnéia Martins, marcou presença no 2º Fórum do Projeto Ouro Branco 2030, realizado no Colégio Municipal "João XXIII" em Ouro Branco, na última semana. A gestora foi uma das ocupantes da Mesa sobre Vocações, Painel 01, em que foi apresentado o Tema: "Desenvolvimento Acadêmico e Econômico: Dos recursos naturais à economia compartilhada" - Serra de Ouro Branco, Turismo, Produção e Trabalho.

Sidnéia se apresentou para uma plateia de aproximadamente 60 pessoas e definiu o que é um Circuito Turístico e qual sua importância para os municípios que o compõem. Ela citou as ações do Circuito Villas e Fazendas de Minas em seus associados, destacando o Turismo de Vivência, como "importante instrumento de dinamização econômica, além de uma atividade cultural, ou seja, busca de novas experiências, sensações, emoções, saberes e fazeres em uma Comunidade visitada!"

A Gestora ainda ressaltou a importância da parceria com Produtores e Comunidade Local, Empresários e Receptivo Turístico, usando como exemplo, os Roteiros Turísticos do Circuito Villas e Fazendas, lançados e comercializados há um ano.

Sobre o Fórum

Realizado pelo segundo ano consecutivo, O Fórum do Projeto Ouro Branco 2030 é uma iniciativa de membros da sociedade civil e especialistas (de caráter aberto e sem conotação partidária), tendo como objetivo conectar cidadãos e especialistas para cocriar e sustentar a visão do futuro do município.

A primeira edição do Fórum contou com a presença de diversos cidadãos e autoridades locais, bem como de especialistas de fora da cidade. Naquela ocasião, foi lançado o Projeto Ouro Branco 2030 e iniciada uma série de discussões para alavancar o desenvolvimento local.

O caráter plural do fórum, conjugado com a disposição dos presentes em construir algo que fosse referência para outras cidades do Brasil, permitiu que inúmeros avanços ocorressem na cidade no último ano.

Texto: Colaboração Camila Borges de Souza Lima do Circuito Villas e Fazendas de Minas e Comitê de Organização do Fórum.

Foto: Acervo Circuito Villas e Fazendas de Minas / Giovane Neiva