Gerais

Gerdau e Junior Achievement beneficiam cerca de 550 alunos por meio de ações educativas

As atividades foram realizadas em Gagé, Conselheiro Lafaiete e Congonhas

09/09/2016

Cerca de 100 voluntários da Gerdau estiveram envolvidos na aplicação de três diferentes programas educativos voltados para estudantes do ensino fundamental e médio. A iniciativa, uma parceria entre a empresa e a Junior Achievement, beneficiou cerca de 550 alunos das comunidades de Gagé, Conselheiro Lafaiete e Congonhas.

Com uma abordagem didática e ao mesmo tempo lúdica, cada um dos programas é voltado para uma temática de relevância social ou ambiental. Para Helen da Silva, aluna do 7º ano da Escola Estadual Geraldo Bittencourt, em Conselheiro Lafaiete, a aplicação dos programas proporcionou momentos de grande aprendizagem. “O dia foi muito produtivo e agregou muito conhecimento, além disso, os colaboradores da Gerdau foram muito legais. Aprendi coisas que eu nem imaginava aprender e tirei várias dúvidas. Espero que os voluntários voltem na escola com novos aprendizados”.

Direcionado para os alunos do ensino fundamental, o programa “As Vantagens de Permanecer na Escola” enfatiza a importância de não se interromper os estudos, reforçando conceitos de empregabilidade, educação e qualificação. A capacitação envolve jogos interativos, análises de gráficos, elaboração de orçamento, planejamento de carreira e debates. O “Nossa Comunidade”, por exemplo, fornece aos jovens informações sobre as empresas e as ocupações possíveis de serem encontradas em sua região.

Já o “Conectado com o Amanhã” possibilita aos alunos do ensino médio, um momento de reflexão sobre seu futuro e preparação para o mercado de trabalho. Oferecendo perspectivas de carreiras e informações sobre quais são as competências comportamentais desejadas no mercado de trabalho.

Gerdau e Junior Achievement

Desde 1994, a Gerdau apoia os programas de educação empreendedora da Junior Achievement Brasil. Somente em 2015, a parceria entre as duas organizações possibilitou que mais de 3 mil alunos participassem de programas voltados para a educação empreendedora em Minas Gerais, com o envolvimento de aproximadamente 300 voluntários. Os colaboradores da Gerdau estão diretamente envolvidos nessas ações e atuam como voluntários na realização de diversos projetos, compartilhando suas experiências e conhecimentos com estudantes de escolas públicas e privadas.

No Estado de Minas Gerais, além de Conselheiro Lafaiete e Congonhas, a Gerdau também apoia os programas da Junior Achievement em Divinópolis, Contagem, Barão de Cocais, Sete Lagoas, Governador Valadares, Ouro Branco, Ouro Preto e seus distritos de Mota, Miguel Burnier e Engenheiro Corrêa, o município de Itabirito e o distrito de Ribeirão do Eixo e ainda as cidades de Moeda e Três Marias.