Gerais

Projeto Setembro Amarelo é realizado em prevenção ao suicídio

10/09/2016

Durante todo esse mês de setembro está sendo realizado pelo 13º Departamento de Polícia Civil, nas cidades de Barbacena, Conselheiro Lafaiete e São João Del Rei, o Projeto “Setembro Amarelo”. Promovido pela Organização Mundial de Saúde, o projeto tem como objetivo conscientizar a população para a Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio.

Um fator considerável é o suicídio, que deve ser encarado como um problema de saúde pública. A prática que acaba com vidas e destrói famílias tem que ser prevenida e evitada de forma contundente. Foi pensando em uma forma de prevenir possíveis distúrbios psicológicos e valorizar a vida que nasceu o “Setembro Amarelo”.

Essa ação será de extrema importância, pois houve um aumento no número de suicídios tentados e suicídios consumados nessa área, na faixa etária de 15 a 29 anos. O número é tão preocupante que de janeiro a julho, apenas na cidade de Barbacena, foram 79 notificações.

Bombeiros participam de palestra referente ao Projeto

 Militares da 2° Companhia de Bombeiros de Conselheiro Lafaiete participaram nesta semana de uma palestra sobre valorização da vida realizada pela psicóloga da Polícia Militar, senhora Major Rosimary.

A palestrante falou sobre a importância dessa campanha e ressaltou que o projeto visa chamar a atenção para a importância e cuidados relativos à busca de bem estar biopsicossocial, de forma a considerar saudável não somente um objetivo principal e sim a caminhada e o autoconhecimento do ser humano.