Cultura

FAOP e Gerdau promovem ações artísticas e culturais em Miguel Burnier

13/09/2016

A comunidade de Miguel Burnier, distrito de Ouro Preto recebe, até o mês de dezembro, uma série de ações que incentivam a troca de saberes, tradições e cultura locais. Realizada por meio do programa Comunidade + Arte, promovido pela Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) com o apoio da Gerdau, a iniciativa aborda ações arquitetônicas, paisagísticas, didáticas e culturais no distrito.

A atividade de recuperação visual de moradias e áreas urbanas tem como objetivo intensificar o bem-estar social e resgatar a vitalidade cultural do distrito. Até o fim do ano, dez casas passarão por uma restauração estética com pintura das moradias, coordenada pelas professoras da oficina de pigmentação Ana Célia Teixeira e Rachel Falcão. Para isso, está sendo feito um levantamento em que os moradores, em parceria com a equipe da Fundação, fazem as escolhas de cores para o processo de pintura. As tintas artesanais são produzidas no próprio distrito à base de cal e pigmentos naturais, como a terra.

A pigmentação e a fabricação das tintas utilizadas foram tema de oficinas ministradas aos moradores, que possibilitou fortalecer o contato com a arte e as técnicas de pintura das moradias. A oficina de pigmentação foi proposta como capacitação dos moradores, com o objetivo de reforçar a importância na participação de todos na manutenção do próprio distrito, além de conhecerem e saberem usar os recursos naturais que o local oferece como ferramentas para a continuidade dos trabalhos apresentados pela FAOP.

Já as aulas de dança e capoeira surgiram por meio da demanda da própria comunidade, que vivenciou o programa no último ano e se interessou em dar continuidade aos aprendizados. Como atividade extraclasse, as aulas de capoeira aproximam a cultura local de outras manifestações artísticas do país, que são apresentadas aos alunos em um trabalho coletivo com foco na arte e no processo de ensino/aprendizagem entre os professores Fernanda Bacha (dança) e Luiz Rafael Silva (capoeira) com os alunos.

Preservação cultural

A FAOP e a Gerdau investem no programa Comunidade +Arte com a realização de cursos e atividades direcionadas à população de Ouro Preto e seus distritos, disponibilizando o acesso à arte, à cultura e à conscientização da comunidade local da sua relevância na preservação, divulgação e manutenção do próprio patrimônio. O programa é patrocinado pela Gerdau por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.