Cultura

Comunidade de Itatiaia comemora volta das celebrações religiosas na Matriz de Santo Antônio

14/09/2016

O restauro dos bens integrados da Matriz de Santo Antônio, em Itatiaia (Ouro Branco) promoveu muitas ações no interior do templo. Com a instalação de andaimes para a limpeza e o restauro dos retábulos mor, laterais e colaterais, a matriz precisou paralisar as celebrações de missas. A localidade recebe as missas duas vezes por mês, mas, desde o início das obras de restauro, as celebrações passaram a ser feitas em um local fora da igreja.

Com o andamento dos trabalhos de restauro e a reformas do telhado e assoalho, os fiéis podem ser acolhidos com segurança para as celebrações. As missas na Matriz de Santo Antônio de Itatiaia voltam a ser celebradas no primeiro e no terceiro domingo de cada mês, sempre às 7h30.

Máxima Bernadete, Presidente da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, responsável pelo projeto e pela execução do restauro, disse que é uma grande alegria para todos a volta das missas à Matriz, pois é uma forma de toda comunidade acompanhar bem de perto o andamento dos trabalhos que estão sendo executados.

Todas as intervenções realizadas na igreja são comandadas pelo restaurador Gilson Ribeiro e o acervo de imaginárias da Matriz também está passando pelo processo de restauro. A Matriz está de portas abertas durante todo o processo, para que moradores de Itatiaia e turistas possam acompanhar o trabalho. O restaurador e sua equipe tiram dúvidas e mostram detalhes das pinturas descobertas. Além disso, a comunidade pode acompanhar de perto as atividades do restauro.

Matriz de Santo Antônio – Itatiaia

A Matriz de Itatiaia foi construída na primeira metade do século XVIII por iniciativa das irmandades do Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Benedito. Apresenta duas etapas distintas de construção. A parte dos fundos do templo (capela-mor e corredores laterais) foi executada em estrutura de madeira com vedação de pau-a-pique e aparenta ser a primitiva capela original. A ela foram acrescidas, posteriormente, a atual nave, as torres e o frontão, em pedra.

Durante os anos de 1982 a 1984, a matriz ficou exposta às intempéries climáticas, que acabaram por danificar os altares laterais e colaterais da nave e o forro, que foi perdido. O trabalho de restauro dos bens integrados da Matriz de Santo Antônio é realizado pela Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, em parceria com o Banco  Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo Federal. O projeto prevê a recuperação do interior da construção, contemplando elementos artísticos como retábulos, púlpito, arco-cruzeiro, balaustrada da nave e pia batismal. Também estão contempladas a reforma do assoalho, a instalação de câmeras de segurança, a laminação do telhado e a restauração do acervo de imaginárias.

Fonte e fotos: Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis