Gerais

Técnicos da Emater-MG participam de capacitação sobre sanidade bovina

O Treinamento faz parte do Circuito Minas Pecuária e visa aprimorar atendimento ao produtor.

19/09/2016

Nos dias 20 e 21 de setembro, o município de Coronel Pacheco, na Zona da Mata mineira, recebe mais uma etapa do Circuito Minas Pecuária: Sanidade em Bovinos. A iniciativa tem como meta aprimorar ainda mais o atendimento feito pelos técnicos da Emater-MG aos produtores rurais. O circuito é promovido pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e Embrapa.

Trinta técnicos devem participar do treinamento em Coronel Pacheco. Serão abordados, por exemplo, temas relacionados à brucelose e febre aftosa. O evento acontece no campo experimental da Embrapa Gado de Leite. “O objetivo é de atualização dos extensionistas da Emater-MG sobre sanidade bovina”, afirma o assessor técnico do Minas Pecuária, Francisco Augusto Lara de Souza.

O Circuito Minas Pecuária teve início em maio deste ano. Já foram realizadas quatro etapas nas regiões Norte, Nordeste, Leste e Central. A expectativa é que cerca de 200 técnicos da Emater-MG participem da capacitação.

De acordo com o coordenador estadual de Bovinocultura da Emater-MG, Feliciano Nogueira, o treinamento irá contribuir para melhorar ainda mais o atendimento aos produtores. “É, principalmente, o extensionista da Emater-MG quem leva informações ao produtor sobre a importância de manter protegido o seu rebanho contra doenças, por meio de vacinação. Considerando esse acesso que o técnico da empresa tem ao produtor, optamos pela realização desse circuito para, dentro de uma proposta de educação sanitária, levarmos informações aos nossos extensionistas sobre sanidade animal, em especial sobre a brucelose, febre aftosa e a tripanossomose”, disse.

O coordenador ressalta que a vigilância sanitária animal, principalmente do rebanho bovino, é estratégica para de Minas Gerais. Ele destaca que o estado é o maior produtor de leite do Brasil, com 9,5 bilhões de litros por ano, e tem o segundo maior rebanho do país, que chega a 23,5 milhões de cabeças.

Além de Coronel Pacheco, mais duas etapas do circuito serão realizadas. Uma em Pouso Alegre, Sul de Minas, nos dias 22 e 23 de setembro, e a outra no município de Patrocínio, no Alto Paranaíba, em 18 e 19 de outubro.

Minas Pecuária

O Minas Pecuária visa promover a geração e ampliação de renda do produtor rural, estabelecendo sistemas de produção sustentáveis e proporcionando aos produtores rurais meios e condições para apropriarem-se de tecnologias e de estratégias de gestão do sistema de produção. O programa Estadual Minas Pecuária é coordenado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG), executado pela Emater-MG, Instituo Mineiro de Agropecuária (IMA), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), e conta com a parceria de outras instituições.

O programa está alicerçado em nove diretrizes: assistência técnica e extensão rural, pesquisa e inovação tecnológica, gestão da atividade, boas práticas de produção, qualidade dos produtos, sanidade animal, melhoramento genético, infraestrutura e logística, políticas setoriais e marcos regulatórios.

Cada diretriz possui objetivos estratégicos e ações prioritárias que buscam atender as necessidades dos produtores rurais para que estabeleçam um sistema de produção eficiente do ponto de vista técnico, econômico e ambiental. De acordo com a Seapa, foram implantadas no estado 371 unidades demonstrativas do Minas Pecuária.