Gerais

Emater-MG organiza caravana de produtores para a Semana Internacional do Café em BH

Agricultores familiares de oito municípios do Sul de Minas e da Zona da Mata chegam à capital nesta quinta-feira.

20/09/2016

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) está organizando uma caravana de 235 cafeicultores, do interior do Estado, para participar da Semana Internacional do Café (SIC). O evento começa nesta quarta-feira, 21 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte. A chegada dos ônibus com os produtores está prevista para quinta-feira (22). Os agricultores são de oito municípios do Sul de Minas (Conceição das Pedras, Cambuquira, Nepomuceno e São Gonçalo do Sapucaí) e da Zona da Mata (Viçosa, Ervália, Alto Jequitibá e Carangola). 

Os cafeicultores irão participar do Fórum da Agricultura Sustentável 2016: Como Realizar Boas Práticas Ambientais e ter contato com expositores e compradores de café. “Foram selecionados produtores, a maioria agricultores familiares, que têm potencial para aproveitar a experiência de participar de um evento deste porte”, explica o coordenador técnico de cafeicultura da Emater-MG, Bernardino Cangussu. 

Segundo Bernardino, muitos agricultores irão visitar a SIC pela primeira vez. Além da presença no Fórum, eles poderão conhecer as novidades do setor de máquinas, torrefação e embalagens. Todos os grupos estarão acompanhados por técnicos da Emater-MG . “Outra grande vantagem para os produtores é o networking, a oportunidade de conversar com os compradores de café, os exportadores, e identificar os nichos de mercado. É uma chance de compreender o que os consumidores estão demandando”, comenta. 

Sobre o evento

A Semana Internacional do Café é promovida pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o Sistema Faemg, a Café Editora, e o Sebrae. O evento está em sua quarta edição e irá será realizado de quarta (21/09) a sexta-feira (23), no Expominas, em Belo Horizonte. A Emater-MG é uma das instituições apoiadoras da Semana.

A estimativa é de que a edição 2016 gere em torno de R$ 27 milhões em negócios, valor 8% superior ao registrado no ano passado. São esperados 14 mil visitantes e 165 marcas expositoras. Durante a SIC, ainda é realizada a maior feira do segmento, o 11º Espaço Café Brasil. Haverá ampla programação de eventos simultâneos, encontros, seminários, cursos, concursos, sessões de cupping (prova de cafés), divididos em três eixos temáticos: Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação, Negócios & Empreendedorismo.

Realizada desde 2013 na capital do maior estado produtor do país, a SIC tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor. Neste ano, dois temas ganharão destaque: a sustentabilidade, ponto forte entre os produtores nacionais em todos os níveis (ambiental, econômico e social), e as oportunidades apresentadas no segmento de cafés especiais, uma realidade em todo o mundo.

Fonte: EMATER/MG - Foto: Divulgação SIC