Por Renato Lisboa
13/09/2017
Qual o seu perfil? Quais os feedbacks que as pessoas a sua volta te dão? Você planeja o seu marketing pessoal? Se não, qual o resultado obtido? Se sim, você recebe o que espera?
Não importa o que você faça, você precisa investir tempo e as vezes até dinheiro para você ter um bom marketing pessoal. Vivemos em um mundo globalizado, onde o principal contato entre as pessoas (inclusive as desconhecidas) são feitos pelas redes sociais e aí é que o seu marketing pessoal fala mais alto. As pessoas curtem o que você posta e te seguem, porque algo que viram em você se identifica muito com elas. Ou seja, o seu marketing pessoal funcionou para atrair aquela curtida ou aquele seguidor.
Já dizia um velho ditado que “a primeira impressão é a que fica”, e esse conceito ainda tem muita verdade no mundo de hoje. Cuidar da sua imagem pessoal não apenas faz com que você seja notado, como também pode alavancar a sua carreira. Abaixo elenco dicas importantes para quem quer iniciar um processo de marketing pessoal básico:
Vestir certo para os locais certos
A imagem pessoal conta muito, tanto para a vida pessoal, como para a profissional. É claro que todo homem preferia ficar todo o seu tempo de chinelo, bermuda e camiseta e mulheres de vestidinho e rasteirinha. Porém o que se veste tem muito a ver com o local que se frequenta, já dizia Coco Chanel “Vista-se mal e notarão o vestido. Vista-se bem e notarão a mulher”. Saber vestir-se adequadamente certamente colaborará muito para que a sua imagem seja notada de forma positiva.
Seja eficiente e objetivo na comunicação
Saber passar a informação de forma objetiva certamente irá fazê-lo eficiente e bem sucedido. Mesmo com as inúmeras e variadas fontes de informação existentes a comunicação ainda é uma falha pra muitos. O ideal é sempre evitar rodeios e ir direto ao ponto. Ninguém hoje tem tempo para ser desperdiçado. A máxima “tempo é dinheiro” nunca esteve tão na moda e a gestão do tempo se tornou um desafio. Por isso, seja eficaz ao comunicar.
Aprimore o talento que você tem
Ponto fundamental no marketing pessoal e a pessoa conhecer os seus pontos fortes, mas entender que sempre há espaços para aprimorá-los. A vida é feita de aprendizados constantes. Quanto mais conhecimento as pessoas adquirem, mais oportunidades aparecem.
Seja humilde
Ser humilde por mais gabaritado que seja o seu currículo é sempre a melhor vitrine que um profissional pode ter da sua imagem. A humildade aproxima as pessoas, atrai seguidores e estabelece relacionamentos de confiança mais rapidamente. Certamente o ser humilde atrai os olhos de todos de uma forma diferente e sempre positiva.
Todo bom profissional deve investir no seu marketing pessoal, pois ele fala muito a seu respeito. Quando falo de investimento nem sempre falo de dinheiro. Às vezes investir tempo é o maior investimento. Mas é certo que a imagem que for passada para as pessoas sempre vai estar atrelada ao marketing pessoal, queira você invista ou não, o resultado dessa escolha é o que você irá receber.
Já dia Zygmunt Bauman, "na era da informação, a invisibilidade é equivalente à morte. Se você quer ser “notado” de forma positiva, então mãos a obra, é chegada a hora de montar a estratégia para cuidar da sua imagem.
Renato Lisboa é um empreendedor serial, busca constantemente parcerias e alianças para desenvolver soluções e respostas que impactem positivamente na sociedade. Professor universitário e de cursos técnicos ele é orientado para resultados, ambicioso, facilidade de relacionamento, integrado e ambientado com capacidade de trabalhar em equipe, negociador hábil, líder de fato, apresenta conhecimento da realidade externa, visão de processos sistêmicos, pensamento sistêmico, perspectiva a tendências, capacitado para inovar, capacidade de reter e atrair colaboradores, envolvente, empreendedor, comunicativo, habilidade de lidar com paradoxos, formação acadêmica Superior interdisciplinar em Direito e cursando Jornalismo, Administração e Teologia, áreas de maior afinidade.
Expertise em Direito Administrativo Empresarial e Financeiro, economia, gestão de pessoas – RH, administração de pessoal, coaching, wellnellss coaching, gestão financeira e orçamentária, domínio da tecnologia da informação, segurança do trabalho, propriedade intelectual, legislação trabalhista e ética profissional. Possui ampla experiência em empresas nacionais de grande porte, com forte atuação na estratégia do negócio, abrangendo a condução de projetos relacionados à Cultura e Desenvolvimento Organizacional, Gestão de mudança, Desenvolvimento e Coaching de executivos e carreira. Além do mais, possui expressiva vivência na condução de processos de Desenvolvimento desde o mapeamento de competências, plano de desenvolvimento de carreira, coaching, avaliação de desempenho, gestão de clima e planos de atração, sucessão e retenção de talentos.