Cultura

Grupo Lesma realiza mais uma atividade do Projeto Setembro Verde

O Centro de Convivência dos Adultos Especiais de Lafaiete recebeu vários convidados para a apresentação do Rádio Poesia Social.

23/09/2016

Está sendo realizado em Lafaiete pela Liga Ecológica Santa Matilde (LESMA) mais um “Setembro Verde”, projeto com uma programação diversificada e com destaque para as questões ambientais, a cultura e a área social.

Com o tema “Reciclando Corações e Mentes” o projeto acontecerá até o próximo dia 29 de setembro. Este ano haverá o intercâmbio entre artistas, ambientalistas e agentes sociais através de palestras, apresentações, saraus, exposições artísticas e temáticas, muita celebração, humor e conscientização.

Homenagem à imprensa

Nessa quinta-feira, dia 22, dentro da programação do “Setembro Verde”, aconteceu no Centro de Convivência dos Adultos Especiais, no bairro Museu, uma apresentação do Rádio Poesia Social, com uma homenagem especial para jornalistas da região. Houve apresentação do Coral do LESMA e alguns componentes do Centro, que com muita alegria e simpatia cantaram e encantaram a todos os presentes. Foi um momento bem alegre e descontraído.

 

Na ocasião, esteve presente a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Zilda Helena, a Jornalista do Portal Foco na Notícia, Simone Santiago; Diretor do Jornal Correio de Minas, Guilherme Vinícius; Repórter Fotográfico, Célio Santos; Representantes da Rádio Cidade Amauri Machado e Amauri Guedes; Representante dos sites Fato Real e Lafaiete Agora, José Carlos Vieira; Diretor da Rádio Carijós, Augusto Gustavo e Coordenador de Programação da Rádio Carijós, Welington Borges.

Na ocasião, Osmir e Vagner do LESMA, homenagearam os jornalistas com a entrega da Medalha do Setembro Verde. Os agraciados agradeceram e falaram sobre o papel da imprensa na divulgação das notícias.

 

Sobre o Centro

O Centro de Convivência dos Adultos Especiais existe em Lafaiete há mais de dez anos e atende os adultos com deficiência mental. No local são desenvolvidas várias atividades em forma de oficinas, como Poesia Social, música, dança, arte e terapia. O Centro é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, mas há uma parceria com as Secretarias de Educação, Esporte e Saúde.

De acordo com a Secretária de Desenvolvimento Social, Zilda Helena, hoje participam no Centro trinta e oito componentes, entre meninos e meninas, sendo que há uma lista de espera. Segundo ela, o local é para que eles possam conviver: “Não somos uma escola e nem um local para tratamento de saúde. Somos um Centro de Convivência e nós procuramos fazer com que todos fiquem bem e felizes aqui. Nós ouvimos o que eles gostam e querem e colocamos em prática, pois as palavras-chaves do nosso trabalho são ‘acolher e incluir’, concluiu.

O Centro tem uma equipe técnica composta por Assistente Social, Psicóloga, Pedagogo, Enfermeira, Fonoaudiólogo, uma Equipe Administrativa, Coordenadora e os oficineiro, onde todos trabalham com muito carinho e dedicação com o público que frequenta o local.