Cultura

Distrito de Lobo Leite realiza projeto de incentivo a cultura e a leitura

Atenção passageiros: Não percam o trem. Embarquem na terceira viagem da Estação da Leitura!

18/10/2016

De 27 a 29 de outubro acontece mais uma edição do projeto Estação da Leitura. Em sua terceira edição esse “trem” vem carregado de conhecimento e diversão. Os passageiros desta viagem participarão de rodas de leitura, bate-papo com autores e apresentação de contadores de histórias. A iniciativa, da Associação de Amigos da Biblioteca Djalma Andrade, de Congonhas, foi viabilizada através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e patrocinada pela Gerdau. A associação conta, também, com a parceria da Cozinha de Projetos Arte A La Carte e com os apoios da LGA Mineração e Siderurgia, Hiper Teia Comunicação e da Panificadora Santo Afonso.

As atividades do projeto serão realizadas na antiga Estação Ferroviária do distrito de Lobo Leite e pretende incentivar e reforçar o hábito da leitura entre crianças e adultos. Nesta terceira viagem, a Estação da Leitura apresentará as obras de dois autores mineiros, um com a temática infantil e outro com conteúdo voltado para o público adulto. O escritor Leo Cunha, traz o livro infantil “Castelos, princesas e babás” e Marcílio França Castro, o livro “Histórias Naturais”, para os adultos. 

A roda de leitura do livro infantil será oferecida exclusivamente às crianças do distrito de Lobo Leite, no dia 29, com ações programadas e com a presença do autor, das 9h30 às 12h. As três rodas de leitura do livro Histórias Naturais, de Marcílio França Castro, para os leitores adultos, acontecerão nos seguintes dias 27 e 28, das 19h30 às 21h e no dia 29, das 14h30 às 18h, com a presença do autor.

Os passageiros também vão se divertir com uma releitura bem humorada das histórias lidas contadas e cantadas pelo grupo Trem de Histórias, que há mais de uma década promove o encontro de novos leitores com novos autores, que escrevem para os públicos infanto-juvenil e adulto nos mais variados gêneros literários.

 

Desembarque no Dia Nacional do Livro

O final da viagem da terceira edição do projeto Estação da Leitura acontece no dia 29 de outubro, data especial em que todos os anos se comemora o Dia Nacional do Livro. A data celebra a transferência do primeiro acervo da Biblioteca Real Portuguesa em 1810, dando início à atual Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.

 Autores e livros

Nessa terceira viagem o projeto Estação da Leitura oferece as obras de dois renomados autores mineiros: Leo Cunha e Marcílio França Castro.

O autor de “Castelos, princesas e babás”, Leo Cunha é nascido em Bocaiúva em 1966, escritor, jornalista formado pela Puc Minas, doutor em cinema pela UFMG e leciona Jornalismo Cultural e Fundamentos de Cinema na UniBH desde 1997. Autor de 5 livros de crônicas e mais 50 livros de literatura infanto-juvenil, gênero que atua também como tradutor. Foi vencedor de diversos prêmios literários como o FNLIJ, Nestlé, Jabuti, João de Barro e Biblioteca Nacional.

Marcílio França Castro, autor de “Histórias Naturais”, nasceu em Belo Horizonte em 1967. Mestre em teoria literária pela UFMG publicou “A casa dos outros” e “Breve cartografia de lugares sem nenhum interesse” pelo qual recebeu o Prêmio Clarice Lispector da Fundação Biblioteca Nacional.