Cultura

Livros, histórias, músicas e muita emoção marcaram a Estação da Leitura em Lobo Leite

03/11/2016

O “trem” da leitura passou pela Estação Ferroviária de Lobo Leite no último final de semana, carregado de passageiros de todas as idades que se divertiram com contação de histórias, música de qualidade e claro, muita literatura, na 3ª edição do Projeto Estação da Leitura.

A iniciativa, da Associação de Amigos da Biblioteca Djalma Andrade de Congonhas, foi viabilizada através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e patrocinada pela Gerdau. A associação conta também com a parceria da Cozinha de Projetos Arte A La Carte e com os apoios da LGA Mineração e Siderurgia, Hiper Teia Comunicação e da Panificadora Santo Afonso.

 

Nesta terceira viagem, que aconteceu de 27 a 29 de outubro, foram lidas as obras de dois autores mineiros, um com a temática infantil e outro com conteúdo voltado para o público adulto. O escritor Leo Cunha, trouxe o livro infantil “Castelos, princesas e babás” e Marcílio França Castro, o livro “Histórias Naturais”, para os adultos. Estas obras foram lidas na rodas de leituras com o auxilio da leitura-guia e atriz Regina Bahia para as crianças, e da cantora Marianna Leporace para os adultos.

“Eu amo esse projeto. Gosto da ideia e de como ele é desenvolvido. Gosto muito de ler, mas acho que ler em grupo é ainda mais prazeroso. Acho que o Estação da Leitura tinha que acontecer todos os meses. Enfim, só tenho elogios a fazer”, afirmou a comerciante do bairro Jardim Vila Andreza, Vera Lúcia Silva.

 

Cerca de 100 passageiros, entre crianças e adultos, participaram das rodas de leitura e puderam conhecer e conversar com os autores, que também autografaram seus livros. Além disto, o grupo de contadores Trem de Histórias apresentou uma releitura bem humorada do livro infantil “Castelos, princesas e babás”.

“Gostei demais da história e dos personagens. Essa é a segunda vez que eu participo e toda vez que tiver eu quero participar também. Gosto muito de ler, de ver o pessoal cantando. Eu me diverti muito”, contou a pequena Ana Sofia Huanda Claudina, de 8 anos.

Já os adultos foram surpreendidos com um show emocionante da cantora carioca Marianna Leporace com o violinista congonhense Filipe Marlon, que trouxeram um belo repertório com canções brasileiras como “Encontros e Despedidas” de Maria Rita e a “Canção da América” de Milton Nascimento, em que todos cantaram juntos e se emocionaram.

“Para mim foi um privilégio, um presente participar desse trabalho extremamente bem organizado, fino, sofisticado e ao mesmo tempo aberto, incluindo toda a população. Todo pra todo mundo que quis vir, ler e bater um papo sobre literatura foi bem vindo. Seria muito bom que várias cidades pudessem ter um projeto de encontro entre leitores e autores como eles conseguiram fazer aqui. Foi maravilhoso e eu agradeço pelo convite”, afirmou o escritor de “Histórias Naturais”, Marcílio França Castro.