15/02/2019
Era uma vez... uma Casa de Xadrez...
E assim nasceu o mais novo campeão brasileiro da modalidade
Pode até parecer conto da carochinha com final feliz ou apenas mais uma rima. Mas a verdade é que são várias histórias de sucesso e todas com finais invariavelmente felizes. A Casa do Xadrez existe sim, e fica no Alto Barroca, em Belo Horizonte. De lá saiu o último Campeão Brasileiro, Roberto Molina, um Mestre Internacional que derrubou tudo e todos para levantar o principal título do xadrez no país tupiniquim.
“Eu sempre tive muito prazer em jogar o Brasileiro. A primeira vez foi em 2003, quando era uma disputa aberta. Minha melhor colocação até então tinha sido um quinto lugar, em duas oportunidades”, assinala o campeão. Falando sobre o torneio que lhe valeu o título Brasileiro, em Natal/RN, Molina afirma que “o emparceiramento foi duro demais. Passei pelo GM Evandro Barbosa e pelo MF Diogo Vasconcelos, que foi considerado a revelação do torneio. Joguei a final contra o Krikor”. E ele completa, “nem em meu sonho mais otimista deste ano, imaginava que conseguiria o principal título do país”.
Mas a vida do mineiro Roberto Molina tem uma trajetória de títulos. Foi Campeão Brasileiro Universitário, quatro vezes campeão mineiro, ganhou vários abertos do Brasil, venceu o Brasileiro Sub-20 rápido, além do título de Mestre Internacional, conquistado em 2010. Aos 33 anos, Molina já projeta o futuro. “Quero fazer a terceira norma e passar de 2500 de rating para alcançar o título de Grande Mestre (GM), além de continuar dando minhas aulas na Casa do Xadrez e reativar meu canal no YouTube”, garante. Após o título, Molina recebeu muitos pedidos para reativar seu canal e colocar seu conhecimento à disposição dos enxadristas de todo o Brasil.
A história do Campeão Brasileiro se confunde com a História da Casa do Xadrez. Fundada em março de 2000 pelo Psicólogo e amante do esporte milenar, Júlio Lapertosa. Certamente um passeio pela rede mundial de computadores e você vai encontrar Lapertosa e suas mais de 300 vídeo-aulas disponíveis.
Lapertosa foi cuidadoso em montar a equipe de treinadores da Casa do Xadrez com Roberto Molina, Lucas Crespo (Campeão Mineiro em 2013) e Haruna Hama (tricampeã Mineira). Eles oferecem aulas presenciais e online e recebem os melhores jogadores de xadrez de Minas e também do país. Neste rol destacam-se Gustavo Lima Basílio (Vice-campeão brasileiro escolar 2018 e campeão mineiro de categoria); MF Arthur Chiari (Campeão brasileiro sub 14) e co-vencedor do Pan-Americano em 2007, com apenas 10 anos de idade; WCM Fernanda Rodrigues; CM-MG João Pedro Salim (bi-campeão Mineiro Escolar 2017/2018, vice-campeão dos jogos escolares MG, blitz, 2018, e Campeão Mineiro de categoria); Caique Rêda (Campeão sub 12 no Campeonato Mercosul de 2013) e Franciele Cury (várias vezes Campeã mineira e campeã brasileira de categoria).
Todos eles têm sua própria história, mas sempre com final feliz. Mesmo porque todas estas histórias começam da mesma forma: Era uma vez... A Casa do Xadrez!!
Texto: Ricardo Salim -Federação Mineira de Xadrez (FMX)