02/03/2019
O governador Romeu Zema recebeu para uma reunião, na manhã da última quinta-feira (28/02), representantes da Associação Mineira dos Municípios Mineradores de Minas Gerais (AMIG), como seu atual presidente e prefeito de Nova Lima, Vitor Penido, o ex-presidente e prefeito de Congonhas, Zelinho, e ainda seus pares Avimar de Melo Barcelos (Brumadinho), Alex Salvador (Itabirito), Antônio Carlos Noronha Bicalho (São Gonçalo do Rio Abaixo) e Marcelo Pinheiro do Amaral (Sarzedo).
Os prefeitos solicitaram apoio para garantirem segurança às cidades onde há barragens da mineração. Outro pedido foi no sentido de intervir junto à Vale para que não se confirmem as informações extraoficiais que dão conta da paralisação da atividade da mineradora VALE em algumas destas cidades mineiras, entre estas Congonhas, onde se encontra parte da Mina de Fabrica.
“O governador se comprometeu em criar um Conselho para discutir este momento difícil relativo à atividade da mineração em Minas Gerais. Zema assumiu o compromisso de indicar tanto a AMIG quanto outras entidades de Minas Gerais para participarem deste conselho, que terá como meta a defesa da vida e de uma mineração com sustentabilidade”, relatou o prefeito Zelinho.
Na parte da tarde, os prefeitos e a Consultoria da AMIG reuniram-se com o diretor executivo da Vale, Luiz Eduardo Osório, e o diretor de sustentabilidade Regional da Vale, Sergio Leite, pedindo explicações sobre a declaração do presidente da mineradora para jornais de que irá paralisar algumas minas de minério de ferro no Estado. “O Diretor executivo ficou de fazer uma agenda com os prefeitos após o Carnaval para prestar esclarecimentos sobre esta fala do presidente. Colocamos nossa grande preocupação com o possível desemprego de funcionários diretos da Vale, bem como dos terceirizados que prestam serviço à empresa. Destacamos também o grande prejuízo que as cidades mineradoras e o Estado terão com a possível paralisação dessas minas. O diretor executivo da Vale, Luiz Eduardo Osório, se mostrou sensível ao pedido dos prefeitos e se comprometeu a levar também esta resposta para a reunião marcada para após o carnaval”, completou Zelinho.
Também participaram das duas reuniões a secretária executiva da AMIG, Stael Tamires, e os consultores da entidade Roseane, Rogério e Valdir Salvador (Juninho). Este último fez uma explanação tanto para o governador, quanto para os diretores da Vale sobre o importante papel da AMIG, que, há 30 anos, vem defendendo os interesses das cidades mineradoras.
Quem luta contra a fome precisa de você! Apoie essa causa!
Últimos dias para inscrição no Processo Seletivo do IFMG
Minas Gerais é o segundo estado com maior número de empresas atuando no mercado de panificação
Com a ajuda da população, LBV mobiliza doações de cestas de alimentos para famílias em vulnerabilidade