Cultura

Congonhas elabora roteiros para incentivar atividade turística

07/11/2016

Para incentivar o turismo, o Governo Municipal da cidade dos Profetas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, elaborou ações que visam a aumentar a permanência dos turistas em Congonhas. Na última sexta-feira, 4, uma comissão, formada por servidores públicos e profissionais ligados ao turismo, deu início à avaliação de seis roteiros turísticos, elaborados pela Esfera Consultoria, empresa contratada via licitação. A programação contemplou o Museu de Congonhas, o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, a Estrada Real, que liga Congonhas ao Alto Maranhão, e o Esmeril. Outras três visitas serão realizadas durante este mês.

Participaram da visita técnica o diretor de Turismo, Saint Clair Borges; o diretor de Desenvolvimento Rural, Wedson Guerra; o assessor da Diretoria de Turismo, Marcelo Maciel; o economista, Leonardo Meijon; a jornalista da Secretaria de Comunicação e Eventos da Prefeitura, Caroline França, e o empresário, Moacyr Resende dos Santos.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Christian Souza Costa, os roteiros contemplam os pontos turísticos já consolidados em Congonhas, além de outros potenciais atrativos. "As visitas fazem parte do nosso trabalho para desenvolvimento de cada atrativo, para que, a partir de sugestões, eles se estruturem e atinjam todo potencial que possuem. Vamos publicar material gráfico sobre cada roteiro como forma de incentivar a permanência dos turistas, apresentando opções que vão muito além do nosso Patrimônio Histórico", destaca.

Segundo o empresário Moacyr Resende, a ideia é importante para o atividade turística na cidade. "Achei espetacular essa primeira experiência. O roteiro foi muito bem programado", destaca.

 

Roteiros

Os roteiros incluem todo o Patrimônio Histórico, o ecoturismo e o turismo rural. Nessa primeira visita técnica, a comissão pode avaliar o conteúdo programado. Depois de visitar o Museu de Congonhas e o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, a intenção é que o turista passe pela Estrada Real. O trecho, que liga Congonhas ao Alto Maranhão, é rodeado por uma bela paisagem, onde é possível ver a Serra do Gambá. O visitante pode conhecer as ruínas da Casa do Capitão Moreira e da Cadeia Pública, além da Igreja de Nossa Senhora d'Ajuda.

Depois, o turista vai ao Esmeril, onde existem hotéis fazenda com infraestrutura para lazer e descanso, além de trilhas ecológicas, cachoeiras e área verde. Os outros roteiros incluem, entre outros pontos, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição,  o Museu  da Imagem e Memória, Beco dos Canudos, Lobo Leite e Pequeri.